“Estou cansado de lutar”, diz padre do DF pouco antes de morrer de Covid-19

João da Silva faleceu na madrugada desta quarta-feira, aos 52 anos. Em áudio, ele contou como estava sendo a batalha contra o coronavírus

Álvaro Couto ,
Nathália Cardim
Compartilhar notícia

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (22/7), o padre João da Silva, aos 52 anos, vítima de complicações causadas pelo novo coronavírus. Atuante em Brasília, Silva havia sido transferido da capital federal para Campos do Jordão em 2019. Ele estava internado em um hospital do município paulistano desde 1º/7, após apresentar dificuldade respiratória.

Quem acompanhava Silva era o também padre Willames N. Fernandes, da Paróquia São Pedro e São Paulo, de Taguatinga. “Oremos pelos seus familiares, para que Jesus Cristo e Nossa Senhora Aparecida, a quem ele era devoto, o recebam em sua infinita misericórdia”, disse o religioso, ao comunicar a morte do amigo. “Ficam a saudade e a memória de seu trabalho, dedicação de serviço e doação”, conclui.

Fernandes estava com Silva desde sua mudança para a cidade paulistana, no ano passado. Na capital, ele teve uma crise pneumática, provocada por causa do clima de Brasília. O padre era conhecido no DF principalmente por sua atuação na igreja São Miguel Arcanjo, no Riacho Fundo, tendo também participado ativamente na mesma paróquia de Fernandes, em Taguatinga Norte. O religioso atuou ainda como vigário nas igrejas Nossa Senhora da Assunção, em Águas Claras, e Nossa Senhora da Esperança, na Asa Norte.

Em áudio enviado a conhecidos, momentos antes de ser internado, o padre já se mostrava bastante abatido por causa da doença. “Estou cansado de lutar”, diz em um dos trechos. “Acho que perdi as forças. Mas Deus vai ajudar”, termina o padre.

Reação

Nas redes sociais, fiéis reagiram à notícia do falecimento do padre. Em publicação de perfil dedicado à Paróquia de São Pedro e São Paulo, uma seguidora lamenta a morte de Silva: “Que Deus lhe dê o descanso merecido! Vai fazer muita falta para todos, meu coração está apertado de tristeza. Só o que posso fazer neste momento é agradecer a Deus pelo tempo que esteve ao nosso lado”. Em outra postagem, mais um texto de despedida: “Que Deus, na sua infinita misericórdia, receba esse seu filho que tanto fez aqui na terra pelos pobres e desamparados. Vai com Deus, meu grande amigo”.

Na mesma página, a assessoria da paróquia anunciou que o sepultamento do corpo de Silva acontecerá nesta quarta-feira (22/7), às 15h30, no cemitério municipal Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos (SP).

Sair da versão mobile