metropoles.com

Escolha do novo reitor da UnB começa nesta terça-feira (30/8)

A instituição tem uma comunidade acadêmica formada por 50 mil pessoas e um orçamento global bilionário. Três candidatos disputam o cargo para comandar a instituição pelos próximos quatro anos

atualizado

Compartilhar notícia

Júlio Minasi/Secom UnB
UNB1
1 de 1 UNB1 - Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Começa nesta terça-feira (30/8) a escolha para o cargo mais importante da Universidade de Brasília (UnB). Em dois dias, estudantes, professores e servidores definirão nas urnas quem será o reitor da instituição, que reúne 47.100 estudantes, 3.029 professores e 3.111 técnicos administrativos. O gestor será o responsável por comandar um orçamento global de R$ 1,7 bilhão; uma receita com imóveis de R$ 35,6 milhões, além de quatro campi espalhados pela cidade.

Os números dão apenas uma dimensão do que é a UnB. A eleição na universidade com orçamento e comunidade maiores do que os de uma cidade pequena ocorrerá nas unidades da Asa Norte, de Ceilândia, do Gama e de Planaltina. O reitor e o vice-reitor eleitos comendarão a instituição no quadriênio (2016-2020). Três chapas concorrem aos cargos, e os votos poderão ser depositados nas urnas até quarta-feira (31).

Denise Bomtempo e José Manoel Sánchez disputarão a vaga pela Chapa 93 – UnB Diálogo e Ação, nos postos de reitor e vice, respectivamente; os professores Márcia Abrahão e Enrique Huelva, pela Chapa 94 – Diálogo para Avançar. Ivan Camargo e Sônia Báo, competem à reeleição pela Chapa 95 – Somos Todos UnB.

Ao todo, serão 19 seções de votação distribuídas nos quatro campi. A maioria terá horário de 9h às 21h. Mas é preciso ficar atento aos horários especiais. No Hospital Universitário (HUB) e na Faculdade de Educação (FE), as votações vão das 7h às 20h. Nos campi de Ceilândia e do Gama, de 9h às 18h. Os candidatos não poderão fazer boca de urna. Também não pode haver propaganda a até cinco metros das urnas.

Nas últimas eleições, em 2012; 21.264 pessoas participaram do pleito no primeiro e no segundo turno. Na ocasião, a universidade estava dividida: eram 10 candidatos, mas somente dois se destacaram na reta final. Com uma eleição apertada, a chapa de Ivan Camargo, naquele ano, teve 51,46% dos votos da comunidade acadêmica. A da professora Márcia Abrahão, do Instituto de Geociências, 46,42%.

Como será
Os eleitores devem atender algumas prerrogativas para estarem aptos a votar. Os servidores precisam fazer parte do quadro permanente da Fundação Universidade de Brasília (FUB). Os estudantes têm que estar regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação ou pós-graduação strictu senso, além de programas de residência da instituição. Os votos são facultativos e têm peso igual entre as categorias. A paridade possibilita que o voto de um professor ou de um técnico-administrativo tenha o mesmo peso do que o de um aluno.

Cada um deve se dirigir à seção eleitoral designada para cada unidade acadêmica ou órgão. É preciso levar um documento com foto que comprove vínculo com a UnB, como a carteira de estudante ou o crachá. A apuração do primeiro turno ocorrerá no Centro Acadêmico da UnB, na quinta (1º/9). Se nenhuma das chapas tiver mais de 50% dos votos, haverá segundo turno, em 13 e 14 de setembro.

Perfil dos candidatos

Chapa 93

Denise_e_Sanchez


Candidata à reitoria: Denise Bomtempo é graduada em serviço social pela UnB, tem doutorado em ciências sociais pela Université de Paris I, Panthéon Sorbonne em 1992. Atuou em diversas áreas na UnB como gestora, inclusive na atual gestão como decana de Assuntos Comunitários.
Candidato à vice-reitoria: José Manoel Sánchez é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, desde 1986. Graduado em Engenharia Civil é o atual diretor da FAU, reeleito em 2015.

Chapa 94

Divulgação


Candidata à reitoria: Márcia Abrahão exerce desde fevereiro de 2014 o cargo de diretora do Instituto de Geociências. Ela é Geóloga, professora e pesquisadora CNPq. Entre 2008 e 2011, foi decana de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília (UnB) e coordenou o Programa de Reestruturação Universitária (Reuni), o que garantiu a liberação de recursos para a expansão da universidade com novos campi.
Candidato à vice-reitoria: Enrique Huelva é linguista, professor e pesquisador do Instituto de Letras desde fevereiro de 2014. 

Chapa 95

09082016_Reitor-Ivan-Sonia1


Candidata à reitoria: Ivan Camargo é o primeiro ex-aluno a ser eleito reitor da UnB e concorre à reeleição. É doutor em engenharia elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble, da França. Foi decano de Ensino de Graduação na UnB na gestão do professor Lauro Morhy.  
Candidato à vice-reitoria: Sônia Báo é doutora em Ciências Biológicas pela UFRJ. foi vice-diretora e diretora do Instituto de Ciências Biológicas – em dois mandatos. Desde 2012, é vice-reitora da UnB.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?