Erika Hilton pede prisão de conselheira: “Nojento, desumano, cruel”

Conselheira tutelar do DF é investigada por homotransfobia e indução ao suicídio durante atendimento a uma jovem que era abusada pelo pai

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Deputada Federal Erika Hilton acompanhados dos líderes dos partidos de esquerda esclarecem os próximos passos da PEC que acaba com a escala 6×1 Câmara Deputados Metropoles 11
1 de 1 Deputada Federal Erika Hilton acompanhados dos líderes dos partidos de esquerda esclarecem os próximos passos da PEC que acaba com a escala 6×1 Câmara Deputados Metropoles 11 - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div>

A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) afirmou, nessa segunda-feira (25/8), que vai pedir a prisão da conselheira tutelar Cláudia Damiana da Silva Teixeira, investigada por coagir uma adolescente de 17 anos que era abusada pelo pai. O caso aconteceu em setembro de 2024, no Distrito Federal.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Polícia Civil do DF (PCDF) e Comissão de Ética e Disciplina dos Conselheiros Tutelares (Cedicon) investigam a conduta de Cláudia Damiana neste caso.

A vítima estava na UPA do Sol Nascente, quando Cláudia Damiana foi visitá-la para prestar atendimento enquanto conselheira tutelar. Lá, a profissional teria ofendido a vítima com frases de cunho sexual, como “ser lésbica e ateia é coisa do demônio”.

“Ao atender uma menina de 17 anos, estuprada pelo próprio pai, ao invés de fazer o acolhimento, a conselheira atacou a menina”, declarou Erika Hilton. “Ela disse [para a vítima] as frases ‘vou te provar que Deus existe’, ‘você precisa ler a Bíblia’, ‘o que você está me dizendo é pecado'”, pontuou a deputada.

“No fim do atendimento, a conselheira mostrou à menina um conteúdo de automutilação e disse: ‘Você escolhe: mudar de cidade para um lugar desconhecido, com outra família, sem celular; ou ficar com sua mãe?’. Isso tudo é nojento, desumano, cruel e revoltante”, classificou Hilton, em tom duramente crítico à profissional investigada.

Erika Hilton justificou o pedido de prisão de Cláudia Damiana por homotransfobia e indução ao suicídio porque, na visão dela, a exoneração não é punição suficiente. “Não basta ela perder o cargo. Quem pratica a lesbofobia e induz uma pessoa em vulnerabilidade ao suicídio não precisa ser conselheira tutelar para fazer isso”, afirmou a deputada.

“Quero que ela pague por este crime vil. Que, na prisão, ela tente provar pras paredes a existência desse seu ‘Deus’ deturpado feito à imagem de sua própria maldade.”

Mais detalhes do caso:

  • Na época da denúncia, a jovem teria acabado de relatar abusos psicológicos e sexuais cometidos pelo próprio pai.
  • A adolescente tentou tirar a própria vida pouco tempo depois da conversa com a conselheira.
  • Diante da gravidade dos fatos, uma medida protetiva de urgência foi aplicada contra Cláudia Damiana. Assim, ela está proibida de manter contato com a vítima ou de se aproximar dela, sob pena de prisão.

O processo administrativo contra Cláudia foi instaurado em fevereiro de 2025, após uma denúncia anônima à Ouvidoria do DF. Ela foi ouvida pela comissão, e o Conselho Tutelar do Sol Nascente também foi solicitado a prestar esclarecimentos.

Posicionamento

Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) informa que recebeu denúncia envolvendo a conselheira tutelar Cláudia Damiana da Silva Teixeira, do Conselho Tutelar do Sol Nascente/Pôr do Sol.

O caso está sendo apurado pela Comissão de Ética e Disciplina dos Conselhos Tutelares, que já realizou diligências e solicitou informações a órgãos externos. As respostas foram recebidas e estão em análise pelo membro responsável pela condução do processo.

A Sejus-DF reforça que acompanha a apuração com seriedade e transparência, garantindo o devido processo legal e o direito de defesa da conselheira, conforme previsto na legislação.

Já a defesa da conselheira tutelar não foi localizada. O espaço segue aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?