Bombeiros já vasculharam 25km de rio em busca de jovem na Chapada

As buscas pelo turista brasiliense Jacob Vilar Santana, 31 anos, continuam durante o fim de semana. Neste sábado (14/12/2019), com efetivo reduzido. O jovem foi levado por uma tromba d’água no dia 1º de dezembro, enquanto passeava com a namorada pelo Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros. O Corpo de Bombeiros de Goiás, com apoio da corporação do Distrito Federal, informou que já foram vasculhados 25 quilômetros desde o local onde Jacob foi visto pela última vez.

“Fazemos buscas com cães farejadores, descemos de rapel pelas grutas e pedras e já percorremos todo o local até o Rio Tocantinzinho, mesmo sendo muito improvável que ele tenha chegado até lá porque há locais muito rasos”, informou um porta-voz dos bombeiros de Goiás.

Neste sábado, uma equipe de cinco militares e membros do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS) da Chapada dos Veadeiros tentam localizar turista desaparecido. Esse grupo é composto por guias e profissionais que conhecem bem a região. Eles contam com uma rede de pessoas em vários pontos que auxiliam, por exemplo, quando há chuva nas cabeceiras dos rios que passam pela Chapada e que podem provocar trombas d’água como as que arrastaram Jacob.

“A gente monitora a região e mantém a comunicação constante, e fala quando há risco de enchente. Também ajudamos fazendo o mapeamento e reconhecimento de área”, disse o coordenador do grupo, Marcello Clacino.

Jacob, que nasceu em Brasília e mora em São Paulo, passeava com a namorada pelo local quando foi levado pela tromba d’água. Durante as buscas, foi localizado o colete salva-vidas que Jacob utilizava quando desapareceu.

“Na hora que saímos da pedra, a tromba d’água já bateu na gente e submergimos, quando voltamos para superfície, eu consegui pegar uma corda que jogaram para mim do outro lado, ele agarrou também, mas escapou da minha mão e não consegui segurá-lo. Aí ele sumiu a partir dessa situação”, lamentou a namorada.

Fernando Caixeta

Formou-se em jornalismo pelo Centro Universitário Iesb, em 2011. Trabalhou como supervisor de conteúdo multimídia na TV Escola e foi repórter nos principais veículos de comunicação de Brasília. É vencedor do Prêmio de Ideias da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) e do Prix Jeunesse Iberoamericano, como membro da equipe de produção da animação infantil Chico na Ilha dos Jurubebas.

Últimas notícias

Menino de 1 ano devolve garrafa a motorista que jogou na rua

O garotinho, que está aprendendo a andar, estava passeando com a mãe

5 minutos passados

Cauã Reymond ostenta carrão em foto e leva cantadas de fãs

O galã apareceu no Instagram fazendo propaganda do veículo

9 minutos passados

Casal misterioso que mandou R$ 11 mil a necessitados é descoberto

12 envelopes com 2 mil libras foram enviados em épocas diferentes para moradores de Blackhall Colliery, na Inglaterra

9 minutos passados

DF: bailão regado a drogas, armas e ostentação acaba com 5 presos

De acordo com a corporação, jovens dançavam com armas na cintura e nas costas e postavam nas redes sociais

36 minutos passados

Amiga de Samudio que depôs contra Bruno quer processar a Globo

A emissora pretende produzir uma série baseada no assassinato de Eliza Samudio, ocorrido em 2010

39 minutos passados

Morre, aos 27 anos, o menor homem do mundo

O título foi dado a Khagendra Thapa Magar pelo Guinness World Records quando ele completou 18 anos

45 minutos passados