metropoles.com

Emoção em ato dedicado à Janaína Romão, morta a facadas pelo ex-marido

Cerca de 50 colegas de trabalho do Ministério dos Direitos Humanos fizeram manifestação em memória da jovem e contra a violência doméstica

atualizado

Compartilhar notícia

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
20.07 janaina
1 de 1 20.07 janaina - Foto: Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles

Colegas de trabalho de Janaína Romão, morta a facadas pelo ex-companheiro Steffano Jesus Souza no dia 14 de julho, em Santa Maria, realizaram ato em frente ao Edifício Parque Cidade Corporate em memória da vítima e contra a violência sofrida pelas mulheres.

Francisco Nascimento, 52 anos, trabalhava na mesma equipe de Janaína. “É uma manifestação do carinho que temos por ela. Também é uma forma de demonstrar a nossa revolta pelo ocorrido. Isso exige um olhar diferente da sociedade e nos traz a responsabilidade de repensar como estão as políticas públicas de proteção às mulheres”, afirmou.

Os manifestantes repetiam “Janaína, presente!”, o grito ficou famoso após o assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, ocorrido há quatro meses.

Cartazes com fotos de Janaína foram espalhados pelo chão e o microfone ficou aberto para quem quisesse prestar homenagem à ex-funcionária do Ministério dos Direitos Humanos.

As cerca de 50 pessoas que participaram do ato cantaram: “Janaína vive, Janaína viverá, porque as mulheres não param de lutar”.

0

Memória
Janaína sofreu várias agressões e denunciou o ex-marido à polícia pelo menos duas vezes, em 2014 e 2017. A Justiça decidiu favoravelmente à concessão de medida protetiva à mulher, mas o processo foi arquivado, pois a própria vítima teria retirado a queixa.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?