Em uma semana, 23.227 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 no DF

O dado é do balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, atualizado na noite dessa terça-feira (26/1)

atualizado 27/01/2021 12:08

Vacina CoronavacGustavo Moreno/Especial Metrópoles

Após uma semana do início da vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal, pelo menos 23.227 pessoas receberam a primeira aplicação do imunizante. O dado é do balanço da Secretaria de Saúde, atualizado na noite dessa terça-feira (26/1).

Na primeira remessa, o DF recebeu 106.160 doses da Coronavac. Nesta semana, mais 19 mil doses deste imunizante e outras 41,5 mil da vacina Oxford/AztraZeneca também chegaram à capital.

Os dois tipos de vacina têm intervalos diferentes para aplicação da segunda dose. Enquanto a Coronavac, produzida por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, tem intervalo entre duas e quatro semanas, a vacina de Oxford, produzida na Índia, oferece melhor eficácia quando a segunda dose é realizada após 12 semanas da primeira.

Dessa forma, uma vez que terá tempo de receber novas doses até a segunda aplicação, a secretaria usará o lote completo da AstraZeneca nesta primeira etapa, vacinando 41,5 mil pessoas com este imunizante.

Atualmente, portanto, o DF conta com vacinas suficientes para 104.080 pessoas neste primeiro momento – 62.580 pessoas vacinadas com a Coronavac e 41,5 mil com a de Oxford.

Confira os dados por região do DF nessa terça:
  • Região de Saúde Central: asas Sul e Norte, lagos Sul e Norte, vilas Planalto e Telebrasília, Varjão, Cruzeiro, Noroeste, Sudoeste/Octogonal — 5.858 vacinados
  • Região de Saúde Centro-Sul: Guará, Estrutural, SIA, SCIA, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II — 2.277 vacinados
  • Região de Saúde Norte: Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal — 2.448 vacinados
  • Região de Saúde Oeste: Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol — 3.520 vacinados
  • Região de Saúde Sudoeste: Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Vicente Pires, Águas Claras e Arniqueira — 4.360 vacinados
  • Região de Saúde Sul: Gama e Santa Maria — 2.993 vacinados
  • Região de Saúde Leste: Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico — 1.771 vacinados
0
Uso da vacina de Oxford

As unidades de saúde do DF que aplicam vacinas contra o novo coronavírus só vão receber o imunizante da Oxford/AstraZeneca após o fim do estoque atual da Coronavac. De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação ainda segue com as doses da primeira remessa, que chegou ao DF na semana passada. Após o uso completo desse lote, serão aplicadas as 19 mil doses da Coronavac, recebidas nessa segunda-feira (25/1), e as 41,5 mil da vacina de Oxford, que chegaram no domingo (24/1).

Na manhã dessa terça-feira (26/1), os novos lotes recebidos – dos dois imunizantes – começaram a ser distribuídos para as Redes de Frio Regionais. “Conforme os estoques nas unidades forem acabando, elas poderão ser abastecidas por sua própria região com as novas doses, tanto da AstraZeneca quanto da Coronavac”, assinalou a pasta.

Questionada, porém, sobre detalhes dessa distribuição, quantas doses de cada imunizante ficarão em cada Rede Regional e quais os critérios para definir quem receberá cada tipo de vacina, a secretaria informou apenas que o profissional vacinado não poderá escolher entre a Coronavac e a Oxford/AstraZeneca.

Últimas notícias