Em recuperação, Aeroporto de Brasília espera 1 milhão de passageiros em janeiro

Os destinos mais procurados saindo do terminal do DF são Belo Horizonte, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro

atualizado 15/01/2021 23:31

Aeroporto de BrasíliaRafaela Felicciano/Metrópoles

O Aeroporto Internacional de Brasília tem retomado gradualmente o movimento reduzido devido à pandemia do novo coronavírus. Para o primeiro mês de 2021, são esperados cerca de 7,4 mil voos, sendo 458 extras e, aproximadamente, 1 milhão de passageiros.

Embora a curva na procura pelas viagens seja crescente, o número ainda corresponde a 66% do fluxo pré-Covid-19 do terminal brasiliense. Em 2020, antes da pandemia, o local movimentou, no mês, quase 1,6 milhão de passageiros e teve mais de 12 mil pousos e decolagens.

O período de férias, o verão e alguns destinos no exterior com as fronteiras fechadas contribuem para a procura de rotas nacionais e o Aeroporto de Brasília é um centro de conexão de voos, ligando Norte e Sul do país. É o único terminal aéreo com voos para todas as capitais brasileiras.

Os destinos mais procurados saindo de Brasília são: Belo Horizonte, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. O Aeroporto da capital federal está atendendo, neste mês de janeiro, voos para 42 cidades do Brasil. Para o exterior, a TAP e a Copa Airlines retomaram as rotas e voam direto para Lisboa em Portugal e para a Cidade do Panamá, respectivamente.

Proteção contra Covid-19

O terminal de Brasília adotou diversas medidas para evitar o contágio do novo coronavírus. O local tem dispensers de álcool em gel e mais de 100 pontos para higienização das mãos. O chão das filas de check-in, raio-x e portões de embarque estão adesivados com demarcações de distanciamento. Além disso, os balcões têm barreiras de acrílico instaladas para proteger passageiros e funcionários.

Confira a lista de cidades com voos direto de Brasília:

Sul: Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Londrina e Navegantes.

Sudeste: São Paulo (Congonhas), Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Belo Horizonte, Vitória, São José do Rio Preto, Uberlândia e Ribeirão Preto.

Nordeste: Fortaleza, Salvador, Recife, São Luiz, Teresina, Barreiras, João Pessoa, Maceió, Aracajú, Imperatriz, Natal, Porto Seguro e Ilhéus.

Centro Oeste: Cuiabá, Goiânia e Campo Grande.

Norte: Manaus, Santarém, Belém, Rio Branco, Macapá, Marabá, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Araguaína, Carajás e Cruzeiro do Sul.

Exterior: Lisboa, Portugal e Cidade do Panamá, Panamá.

0

Últimas notícias