Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), mais de 900 mil eleitores emitiram o e-Título, uma versão digital do título eleitoral, na capital federal. O documento só poderia ser baixado ou ativado até as 23h desse sábado (1º/10). No dia das eleições, neste domingo (2/10), downloads do aplicativo ficam interrompidos, com retorno na segunda (3/10) para o segundo turno.
Além de possibilitar a consulta ao local de votação, o app pode ser usado para pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal.
O e-Título substitui o documento em papel e pode ser usado como identificação, desde que atualizado e com foto. O download do e-Título pode ser feito no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play.
Neste domingo quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e somente voltará a ser liberada a partir do dia 3 de outubro. O aplicativo receberá justificativas eleitorais apenas no horário da votação, ou seja, no domingo do pleito (2/10), das 8h às 17h.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e no exterior já ativaram o aplicativo. Somente neste ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações.