metropoles.com

Eleição na CLDF: veja os cotados às comissões e à Mesa Diretora da Casa

Acordos sinalizam nomes de deputados para assumir instâncias de análise de projetos antes de votações e administração da Câmara Legislativa

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A corrida pela eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Legislativa (CLDF) começa a afunilar. Na esteira da campanha de reeleição do presidente Rafael Prudente (MDB) e do vice Rodrigo Delmasso (Republicanos), acordos apontam os nomes dos prováveis membros da nova Mesa Diretora, da Corregedoria, da Ouvidoria e das comissões.

O movimento político de reeleição na CLDF conta com um documento de apoio com 19 assinaturas distritais, conforme divulgado pelo Metrópoles. Prudente conseguiu a promessa de apoio do Centrão e da oposição. A escolha está prevista para 15 de dezembro.

No mapeamento da nova Mesa Diretora, a 1ª Secretaria, responsável pelos recursos humanos da Casa, tende a ficar com o deputado distrital Iolando Almeida (PSC). Encarregada pelo orçamento, administração e finanças, a 2ª Secretaria caminha para permanecer sob a gestão de Robério Negreiros (PSD).

A 3ª Secretaria, incumbida pelo processo legislativo, deve ser confiada a Reginaldo Sardinha (Avante). As articulações pela Corregedoria da Casa apontam para a condução de Hermeto (MDB). A Ouvidora tende a ser ocupada por Fernando Fernandes (Pros).

0

As comissões desempenham papel fundamental na tramitação de projetos dos parlamentares e do Governo do Distrito Federal (GDF). As articulações sinalizam a manutenção de Agaciel Maia (PL) na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças.

Até a manhã de quarta-feira (9/12), Jaqueline Silva (PTB) era cotada para assumir a Comissão de Constituição e Justiça. Os acordos apontam para a indicação do líder do governo na Câmara, Cláudio Abrantes (PDT), ao comando da Comissão de Assuntos Fundiários.

A oposição deverá conseguir comissões. Arlete Sampaio é cotada para a Comissão de Educação, Saúde e Cultura. Chico Vigilante (PT) deve coordenar a Comissão de Defesa do Consumidor. Fábio Felix poderá permanecer no comando da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar.

Abstenção

Fábio Felix vai se abster da votação, marcada para 15 de dezembro. “Manterei-me independente. Não votarei no Prudente e em nenhuma candidatura colocada até agora, pois não temos identidade com as opções apresentadas até então”, afirmou.

José Gomes na transparência

As negociações apontam o nome de José Gomes (PSB) para a Presidência da Comissão de Fiscalização Governança Transparência e Controle. O distrital teve o mandato cassado por suposto abuso de poder econômico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi afastado da Casa, mas voltou por força de liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).

A parlamentar independente Júlia Lucy (Novo) tende a assumir a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo. O nome de Valdelino Barcelos (PP) é cogitado para a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana.

As articulações indicam a possível permanência de Martins Machado (Republicanos) na Comissão de Assuntos Sociais. As negociações pela Comissão de Segurança permaneciam em aberto até a noite de terça-feira (8/11). Todos os nomes citados são tendências. O quadro final será definido no dia da votação.

Candidatura solo

O deputado distrital Reginaldo Veras (PDT) ensaia uma candidatura solo à Presidência da Casa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?