Voxel: escola de criação digital no DF vai formar 1.000 alunos por ano

O foco do centro de treinamento, em Taguatinga, é preparar profissionais capacitados para desenvolver jogos e editar peças publicitárias

JP Rodrigues/ MetrópolesJP Rodrigues/ Metrópoles

atualizado 12/02/2019 11:52

Ter habilidades com artes digitais tornou-se uma porta escancarada para o mercado de trabalho. De acordo com a Indeed, plataforma que reúne vagas de empregos, houve um crescimento de 73% nos postos de trabalho ligados à indústria dos jogos eletrônicos desde 2015. A estimativa da análise especializada Digicapital é de que, somente em 2018, o nicho dos games tenha movimentado US$ 170 milhões, montante que, em valores convertidos para a moeda brasileira, alcançaria R$ 634 milhões.

No coração de Taguatinga, ao lado da Praça do Relógio, uma escola atrai o interesse de apaixonados por design e games. O endereço oferece diferentes modalidades de cursos que preparam profissionais para esse mercado. Desde 1º de fevereiro, a empresa Gradua Cursos e Informática Ltda. deixou a franquia Gracom e criou sua própria marca: a Voxel. A instituição é um Centro de Treinamento Autorizado da Adobe, gigante de tecnologia e principal geradora de softwares de criação digital.

Ao longo dos últimos três anos, mais de 1,4 mil alunos passou pelos cursos da escola, que tem como foco injetar novos profissionais no mercado de games e artes gráficas digitais. Os estudantes podem escolher entre modalidades de um mês ou até dois anos, formação completa em design gráfico, edição de vídeos e produção de jogos.

Com três laboratórios e uma incubadora de marketing que aproximam os alunos da prática, a Voxel tem capacidade para formar até mil profissionais por ano. Muitos deles acabam, depois de capacitados, conseguindo trabalho.

É o caso da designer Alcilene Reis, 23 anos. Antes mesmo de completar o curso, ela conquistou três colocações no mercado. O primeiro emprego foi como estagiária da própria escola. Dedicada, a estudante e moradora de Águas Lindas (GO) conseguiu, em seis meses, ser contratada pelo grupo Webdesignbrasil.org. Passou um ano e meio na companhia e depois recebeu outro convite, desta vez para atuar como designer da ClickLab, agência de marketing digital.

“Tudo o que aprendi na escola de artes gráficas foi fundamental para o trabalho que desenvolvo hoje. Uma experiência valiosa que me deu muitas oportunidades”, diz Alcilene (foto abaixo).

Divulgação

 

Há dois anos empregado em uma empresa de cosméticos, a Kamaleão Color, Dioney Santana de Souza, 26, atribui sua inserção no mercado de trabalho ao conhecimento que adquiriu como aluno da escola de designer. Atualmente, é ele quem desenha os rótulos de shampoos vendidos pela marca. “Tive a chance de me aprofundar em comunicação gráfica, tanto na teoria, como na prática”, destaca.

Reportagem do dia 27 de janeiro publicada pelo jornal Estadão revelou, com base na percepção de 1.161 profissionais entrevistados para a sexta edição do Índice de Confiança da consultoria de recrutamento Robert Half, que 66% deles disseram ter criado novos cargos em suas empresas levando-se em conta a evolução dos meios digitais.

Programas extracurriculares
Atenta a este celeiro de profissionais, a Voxel reúne quadro de 17 funcionários, entre professores e equipe administrativa, para ministrar as aulas regulares. A escola, no entanto, vai investir fortemente em programas extracurriculares voltados a enriquecer o conteúdo passado em sala de aula.

Como essas são carreiras relativamente novas, é enriquecedor para os alunos terem contato com profissionais já estabelecidos no mercado. Alguns desses perfis são inspiradores e ajudam muito a fazer o link entre a teoria e a prática

Máximo Migliari, um dos sócios-diretores da Voxel
JP Rodrigues/Metrópoles
Máximo Migliari e a gerente da Voxel, Fátima Rodrigues

 

Neste semestre, a Voxel criou uma programação de palestras e rodadas de conhecimento com profissionais como o dinamarquês Tom Isaksen, criador dos jogos Hitman e Ghost Recon. Além de publicitários premiados, a exemplo de Cillas Amaral, responsável por campanhas nacionais do Ministério da Saúde, e Toninho Euzébio, que se tornou famoso por fazer composições entre seus desenhos e paisagens da cidade. A arte dele virou tema de campanhas publicitárias.

Mudança de marca
Os empresários abriram a escola com a razão social Gradua Cursos e Informática em 2015. Desde então, atuava sob a franquia Gracom School of Visual Effects. “Com o devido respaldo legal, optamos por encerrar a parceria e criar uma marca própria, preservando todos os contratos e condições negociadas com nossos alunos”, explica Jens Schriver, sócio-diretor do centro de treinamento.

A mudança e criação da marca Voxel tem por finalidade trazer o que há de mais moderno nesse mercado de artes digitais, ampliando a parceria com outras escolas e profissionais renomados dentro e fora do país. “Voxel é um pixel em três dimensões, inspirado pelos cursos e softwares que trabalham jogos e personagens 3D, um dos principais objetos de ensino em nossa escola”, resume Jens.

Junto com a nova identidade, os alunos também receberão instalações físicas reformadas e modernizadas, material de apoio mais atualizado e divertido, link de internet em fibra ótica de altíssima velocidade, além de novas grades de cursos e acompanhamento acadêmico mais próximo.

Divulgação
Jens Schriver: a tecnologia 3D é forte inspiração para a marca

 

Um curso para cada perfil
Para os principiantes, o curso inicial oferece quatro aulas gratuitas, com duas horas de duração cada, que apresentam desde noções introdutórias a técnicas de desenho gráfico.

No caso dos amantes de elementos gráficos criativos, tornar-se arte finalista e, mais tarde, diretor de arte, é o caminho. Nesse currículo, o estudante mergulha nas principais ferramentas da Adobe, como Photoshop, Ilustrator e Indesign, com chances de virar um profissional valorizado pelo mercado de publicidade e propaganda, capacitando-se para atuar em agências digitais e na indústria gráfica.

Outro ambiente trabalhado pela Voxel é a produção, criação e edição de vídeos de forma profissional e com efeitos visuais. Em um mundo altamente conectado via plataformas, como YouTube, por exemplo, essas habilidades são muito valorizadas no mercado de trabalho. Mesmo aqueles que desejam atuar como youtubers independentes, ou em vídeos, trailers e propagandas da indústria publicitária, cinematográfica, ou emissoras de televisão, podem aprender tudo sobre as ferramentas desse mercado, como Adobe Premier e Adobe After Effects.

Os dois cursos também podem ser combinados e aprofundados num terceiro currículo: nesse caso, o profissional une as duas habilidades – desenho e vídeos – com competências mais desejadas no mercado.

Criação de games
Para os que sonham em criar seus próprios jogos, com técnicas avançadas de ensino, a Voxel oferece um curso completo de elaboração de games, no qual o aluno experimenta e aprende todas as etapas necessárias para a criação e desenvolvimento de jogos 2D e 3D. São habilitados para criar, modelar e renderizar desde personagens, monstros e heróis até cenários, com técnicas como manipulação de texturas, desenvolvimento de roteiros de jogos, modelagem e animação 3D, além de programação.

Os desenhistas podem dedicar-se a técnicas em papel, com métodos e macetes para aprender a desenhar com maestria. O curso foi desenvolvido especialmente para quem quer se aperfeiçoar, e também atende aqueles que ainda estão iniciando-se nesta arte.

São ensinadas técnicas que os ilustradores mundialmente reconhecidos usam para criar seus personagens, como sombras, efeitos, texturas e perspectivas. O curso inicia com papel e lápis e, em seguida, faz a transição para a pintura digital, com mesa digitalizadora no computador.

Outra frente também foi aberta, com um componente especial: uma agência-escola de design dentro da própria unidade, permitindo que os melhores alunos adquiram experiência profissional direta.

Serviço:
Até o dia 28/2, a escola estará dando desconto especial para quem levar o código METROPOLES.
Mais informações pelo telefone: (61) 3042-2155
Conheça mais a escola no http://www.escolavoxel.com.br

Últimas notícias