Fique atento: portões de entrada do PAS abrem às 12h de domingo

A consulta aos locais de realização da avaliação deve ser feita por cada estudante

Marcos Santos/USP ImagensMarcos Santos/USP Imagens

atualizado 01/12/2019 9:42

Estudantes do ensino médio vão testar seus conhecimentos para ingresso na Universidade de Brasília (UnB) neste domingo (01/12/2019). Ao todo, 61.960 pessoas se inscreveram para realizar as provas de conhecimentos e de redação em língua portuguesa do Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB). Para não perder a oportunidade de pontuar, é preciso ficar atento aos horários. Os portões das escolas abrem às 12h. A consulta aos locais de realização da avaliação deve ser feita por cada estudante no site do PAS/UnB.

Para entrar nas escolas onde serão realizados os testes, é necessário ter em mãos o comprovante de solicitação de inscrição ou do pagamento de inscrição , além do documento de identidade original. Os candidatos também devem ter caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente para preencher o gabarito e escrever a redação.

Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares.

Ainda serão aceitas as expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional como ordens e conselhos. Vale levar o passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira de identidade do trabalhador e carteira nacional de habilitação em papel (somente o modelo com foto).

Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e (ou) borracha durante a realização das provas. Os participantes do PAS I (Subprograma 2019), PAS II (Subprograma 2018) e PAS III (Subprograma 2017) farão os testes simultaneamente no Distrito Federal e nas cidades de Anápolis (GO), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso de Goiás (GO), Belo Horizonte (MG), Patos de Minas (MG), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG), a partir das 13h.

Inscritos

São 61.960 inscritos. Na primeira etapa, foram 25.686 estudantes cadastrados, e na segunda, 22.515. Já na terceira etapa do Subprograma 2017 estão registrados 13.759 estudantes, que concorrem às 4.232 vagas abertas pela universidade, sendo 2.112 para o primeiro semestre e 2.120 para o segundo semestre.

Aproximadamente 6 mil colaboradores do Cebraspe trabalharão durante a aplicação das provas no domingo. Um total de 775 atendimentos especiais serão realizados, entre auxílio para leitura, salas para amamentação, mesas e cadeiras separadas, intérpretes de Libras, entre outros.

Mais concorridos

No campus Darcy Ribeiro, os cursos com maior concorrência são medicina, com 57,10 candidatos por vaga; psicologia, com 35,84, e medicina veterinária, com 24,55.

No campus de Ceilândia, a maior concorrência é para o curso de fisioterapia (15,36). Já no campus de Planaltina, a graduação com mais candidatos por vaga é ciências naturais diurno (1,05). No Gama, o curso de engenharias, que permite que o estudante faça a opção entre aeroespacial, automotiva, eletrônica, de energia e de software durante a graduação, registrou 4,05 candidatos por vaga.

Gabaritos

Os gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B, C e os padrões de respostas dos itens do tipo D de todas as etapas serão publicados a partir das 19h na data provável de 3 de dezembro, no site do Cebraspe.

Contato

Outras informações no site do Cebraspe ou na Central de Atendimento ao Candidato, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – telefone (61) 3448 0100.

Últimas notícias