metropoles.com

Espaço em Brasília usa inovação para facilitar ensino de inglês

Cultura Spot, na Asa Norte, conta com cinco salas e pretende aplicar a língua estrangeira no cotidiano de maneira lúdica

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Cultura Spot – cultura inglesa
1 de 1 Cultura Spot – cultura inglesa - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O inglês tem se tornado cada vez mais necessário na vida dos brasileiros. Segundo um levantamento da consultoria de recrutamento Page Personnel, atualmente, 60% das vagas no mercado de trabalho exigem o domínio da língua estrangeira. A projeção é que, nos próximos 10 anos, todas as vagas demandem essa qualificação. A situação no país, no entanto, é preocupante: apesar das exigências crescentes, apenas 5% dos brasileiros falam o idioma.

As razões para os baixos índices são variadas, mas, para muitos, a dificuldade em aprender a língua estrangeira está relacionada aos antigos métodos de ensino, que nem sempre incorporam o uso do inglês no cotidiano. Com o objetivo de facilitar o aprendizado, no mês passado, foi inaugurada em Brasília a Cultura Spot, escola que promete uma metodologia revolucionária de educação em língua estrangeira.

Braço da Cultura Inglesa, instituição conhecida no país, o espaço fica na entrequadra 110/111 da Asa Norte e se compromete a ensinar o idioma estrangeiro por meio de experiências com a língua.

“A gente quer que o inglês seja, de fato, um instrumento presente o tempo todo. Para isso, estamos trazendo o aluno e o mundo para o mesmo lugar. Dificilmente você tem essa vivência em uma sala de aula. É como se fosse ‘lá fora’, é real para os estudantes, que passam a usar a língua como uma ferramenta”, afirma a diretora acadêmica da instituição, Maria Eugênia Sanson.

Primeira filial do tipo no Brasil, a Cultura Spot recebe 1.480 alunos e investe em infraestrutura. Além das salas de aula comuns, o espaço é composto por cinco ambientes, que têm o objetivo de desenvolver diferentes competências dos estudantes por meio da experimentação e interatividade.

0

A sala Google for Education Spot, por exemplo, conta com equipamentos de última geração que permitem a realização de experiências com realidade virtual. No espaço, o aluno pode interagir com pessoas de diferentes países e simular visitas a ambientes, como uma estação espacial, por meio dos óculos de realidade virtual.

Já no Maker Spot, o estudante fortalece a criatividade e a desenvoltura. Na área, ele tem acesso a ferramentas diversas para colocar as ideias em prática. “Aqui, o aluno pensa com as mãos, com o corpo. É um ambiente com os elementos necessário para solucionar seus problemas”, explica a coordenadora de inovação, Giselle Santos.

No Speakers’ Spot, o aluno desenvolve a confiança para poder falar em público, enquanto o Cooking Spot permite o embarque em experiências gastronômicas, exercitando habilidades de organização, comunicação e de trabalho em equipe. Por fim, a Kids’ Spot possibilita que crianças de 4 a 8 anos explorem a criatividade por meio de atividades lúdicas.

0

Para a diretora acadêmica da unidade, o desenvolvimento dessas habilidades ajuda não só no aprendizado do inglês, mas também na vida. “Vivemos em um tempo de muita demanda e expectativa em cima do aluno. Nosso objetivo é desenvolver a autoconfiança, diminuir a ansiedade e o sentimento de vulnerabilidade. Trabalhamos ainda a empatia e a diversidade”, afirma Maria Eugênia Sanson.

Inaugurado no último dia 19 de outubro, a Cultura Spot funciona de segunda a sábado, durante os três turnos, e pode ser utilizada por estudantes da instituição. As aulas regulares geralmente começam em fevereiro, mas os interessados podem procurar a escola para combinar um horário, segundo a diretora acadêmica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações