metropoles.com

Economia do DF define audiência pública da LDO 2022 para 28 de abril

Programações que comporão o anexo de metas e prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias deverão ser enviadas até 14 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Palácio do Buriti
1 de 1 Palácio do Buriti - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

A Secretaria de Economia divulgou o calendário de elaboração do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 (LDO). O cronograma publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa segunda-feira (1°/3) define os prazos de entregas para órgãos e entidades responsáveis pelos dados que fundamentam a norma.

Entre os prazos estabelecidos está a realização de audiência pública com a sociedade, marcada para 28 de abril. Assim como ocorreu em 2020, a previsão é de que o encontro ocorra de forma on-line, em virtude das medidas de contenção do novo coronavírus.

Etapas

O primeiro evento a ser seguido pelos envolvidos na elaboração do projeto é a relação das programações que comporão o anexo de metas e prioridades e os projetos em andamento. Este item deverá ser enviado à Secretaria de Economia até 14 de abril.

Em seguida, deverão ser analisadas todas as questões técnicas do projeto, como projeções de receitas e renúncias, avaliações de impactos de decisões judiciais, avaliação de cumprimento de metas fiscais, as projeções do PIB e do IPCA de 2022 a 2024, entre outras.

Com relação à audiência pública, a previsão é de que a sociedade possa conhecer a versão preliminar do projeto em 21 de abril. Até lá, a Secretaria de Economia divulgará nos canais oficiais de comunicação como o cidadão poderá enviar sugestões e participar da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022.

Veja o cronograma publicado no DODF:
0
Como funciona

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estipula as prioridades e metas do governo para o exercício financeiro seguinte. O documento é o elo entre os programas e as estratégias do Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

No Distrito Federal, a proposta recebe sugestões da população e, depois disso, é consolidada pela área técnica e encaminhada para a Câmara Legislativa até 15 de maio. A LDO ajuda o governo a priorizar os investimentos e orienta como os recursos disponíveis para o próximo ano deverão ser gastos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?