metropoles.com

Lojas antecipam liquidações para fugir do prejuízo e prometem descontos de até 50%

Os comerciantes também melhoraram os prazos de pagamento. Tudo para tentar esvaziar o estoque formado nos últimos meses

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após registrar o pior Natal nos últimos 10 anos, com queda de 3% nas vendas, os comerciantes do Distrito Federal arregaçam as mangas para tentar diminuir os prejuízos em 2105. Para isso, incrementam as ofertas e promoções de fim de ano e antecipam o período de liquidações, que geralmente inicia somente após as trocas de presentes, em janeiro.

Quem der uma passada nas lojas de ruas e de shoppings da cidade irá se deparar com faixas que prometem descontos que variam de 20% a 50%. É uma maneira de tentar esvaziar os estoques formados nos últimos cinco meses na esperança de uma recuperação no otimismo dos consumidores.

Os lojistas do DF não perderam tempo e desde 26 de dezembro deram início à temporada de liquidações na cidade. Para incrementar o interesse dos clientes, aproveitam para melhor os prazos de pagamento. “Depois do pior natal dos últimos dez anos, lojistas têm em mente a necessidade de renovar os estoques em janeiro e todo o esforço é válido para atrair clientes que compraram pouco para o natal”, diz o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), Edson de Castro.

Segundo a entidade, a alta do dólar, a recessão, a instabilidade econômica, o desemprego e os juros altos determinaram a queda nas vendas para o natal. Pesou também a concorrência das feiras e do comércio pela internet.

A antecipação coincide com o período de trocas, momento em que muitos consumidores aproveitam para sair das lojas com alguma comprinha extra. “Algumas empresas não oferecem a possibilidade de troca, o que acho ser um equívoco, pois perdem a possibilidade de conquistar novos clientes com um bom atendimento. Espero que o movimento ao longo dos dias melhore”, espera a vendedora Josiane de Aquino, 21.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?