Busca

É verdadeiro que é preciso de documento com foto para votar. Entenda

Nas redes sociais, o V ou F encontrou pessoas com dúvidas em relação à documentação necessária para votar. Órgãos oficiais respondem

É verdadeira a afirmação de que, para votar nas eleições de 2022, é necessário apresentar um documento de identificação com foto aos mesários. O V ou F encontrou, nas redes sociais, pessoas com dúvida em relação à documentação necessária para votar.

No Twitter, por exemplo, a reportagem encontrou usuários da rede afirmando que precisavam imprimir o título de eleitor, outros dizendo que não precisa do título para votar.

Veja algumas das publicações encontradas:

1/7
Internauta pensou em imprimir o título de eleitor
As pessoas estavam com dúvidas em relação aos documentos necessários para votar
Outro usuário do Twitter com dúvida
Algumas pessoas respondiam para quem estava em dúvida
As respostas falavam em documentos de identidade

Como verificamos

O V ou F procurou explicações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o assunto. No próprio site da Corte, há uma publicação com a relação de documentos necessários para votar em 2 de outubro deste ano.

Segundo o Tribunal, para que as pessoas exerçam o direito ao voto, é necessário que levem apenas um documento de identificação oficial com foto, pois a apresentação do título eleitoral no dia do pleito não é obrigatória. Veja os documentos aceitos:

“No momento da votação, serão aceitos: a identidade, a carteira de motorista com foto, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe. Esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida”, esclarece o TSE.

As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) reforça as informações divulgadas pelo TSE e ressalta a possibilidade de uso do E-Título.

“Há ainda a possibilidade de a eleitora ou o eleitor votar apresentando o e-Título. O aplicativo, que funciona como uma versão digital do título de eleitor, permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, entre outras opções. A ferramenta criada pela Justiça Eleitoral permite que cidadãs e cidadãos apresentem apenas o respectivo perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e exercer o direito ao voto”, completa.

Assim, é verdadeira a afirmação de que é preciso apresentar um documento de identificação com foto para votar em 2 de outubro de 2022.

Por que checamos?

V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.

Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF

Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.

Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.

Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.