metropoles.com

Dupla paulista de golpistas é presa em shopping de luxo de Brasília

Criminosos clonavam cartões de clientes há duas semanas no Lago Norte, Lago Sul e Asa Norte

atualizado

Compartilhar notícia

PMDF/Divulgação
carro apreendido
1 de 1 carro apreendido - Foto: PMDF/Divulgação

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu dois homens acusados de aplicar golpes em agências bancárias em shoppings de Brasília, com o objetivo de clonar cartões. A dupla foi detida na tarde deste sábado (23/10), no Lago Norte. Os suspeitos fariam parte de organização especializada em estelionatos, organizada em São Paulo.

Os acusados estavam no Shopping Iguatemi, mas chamaram a atenção dos funcionários do centro comercial, que acionou a PM. Uma equipe foi ao local e encontrou os suspeitos em um gramado próximo do shopping.

Na abordagem, a PMDF encontrou uma chave de carro e um cartão bancário cortado ao meio. Os policiais foram até o Iguatemi e tiveram acesso às imagens do circuito de segurança.

Foi possível ver os suspeitos mexendo em caixas eletrônicos e pulando a grade do shopping. Depois, eles foram até um carro modelo Nissan/Kicks, estacionado em um restaurante.

No carro, foram encontrados R$ 4 mil, três máquinas de cartões, um dispositivo “chupa-cabra”, que é colocado em caixas eletrônicos para reter o cartão de créditos de clientes, e três smartphones. O carro foi alugado em Minas Gerais.

Os detidos foram levados à 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte) onde foram autuados por estelionato. A dupla tem passagens pela Polícia do Estado de São Paulo pela mesma prática. Segundo a PM, eles são suspeitos de aplicar golpes há pelo menos duas semanas no Lago Norte, Lago Sul e Asa Norte.

O golpe

Os acusados instalavam o dispositivo conhecido como “chupa-cabra” nos caixas eletrônicos para reter o cartão de créditos de clientes. Em seguida, eles se apresentavam como funcionários do banco e orientavam as vítimas a ligarem para o número da central telefônica para liberar o cartão.

A central era clandestina e as vítimas eram convencidas a passar vários dados pessoais, inclusive a senha do cartão. Neste momento, o cartão era clonado e posteriormente os estelionatários realizavam saques.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?