metropoles.com

Domingo será chuvoso, mas sem previsão de trovoadas no DF

Segundo o Inmet, ainda neste domingo (2/1), o alerta de chuvas intensas (laranja) reduzirá para o de atenção (amarelo)

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles
Chuva em frente à Catedral
1 de 1 Chuva em frente à Catedral - Foto: JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles

O tempo no Distrito Federal ficará mais ameno neste domingo (2/1). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de chuvas intensas (laranja) será alterado para o de atenção (amarelo). A previsão para o restante do dia é de chuvas contínuas, a qualquer hora do dia.

Segundo o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, as chuvas das próximas 24h serão menos intensas. “O DF ficará em estado de atenção. Chove a qualquer hora do dia, mas não é aquela chuva de trovoadas, de pancadas”, prevê.

0

O aviso laranja ainda vale até as 11h deste domingo e prevê chuva entre 30mm/h e 60mm/h, ou 50mm/dia e 100mm/dia, com ventos de 60km/h a 100km/h. Além de risco de corte de energia elétrica, há possibilidade de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Ao longo do último mês do ano passado, moradores da capital federal enfrentaram alagamentos em diversos pontos do DF em decorrência do grande volume de chuvas previsto para o período.

No início de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) flagrou, nas tesourinhas da 210/410 Norte, dois carros que ficaram presos embaixo d’água e um parcialmente. Na ocasião, ninguém foi ferido.

Veja os vídeos:

Estrago das chuvas

Na Bahia, mais de 91 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Além disso, 25 indivíduos morreram e 517 ficaram feridos. Dos 141 municípios afetados pelas chuvas, 132 declararam situação de emergência. Os dados são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Na última sexta (31/12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 700 milhões para ajudar regiões afetadas pelas fortes chuvas, em especial Bahia e Minas Gerais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?