metropoles.com

Distrital sobre moradores de rua do SCS: “Ali tem muito vagabundo”

Deputado da base governista, Hermeto defendeu ação do GDF que recolheu pertences da população vulnerável

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
SCS
1 de 1 SCS - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Deputados distritais debateram as ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para a retirada de pertences da população de rua do Setor Comercial Sul (SCS). Nesta quarta-feira (23/9), parlamentares da base e da oposição divergiram sobre as operações.

Membro da base governista, Hermeto (MDB) defendeu a ação da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e da Polícia Militar do DF (PMDF). “Ali dentro tem muito vagabundo”, disparou, fazendo referência aos crimes de tráfico na região.

“Você ficam com esse negócio de direitos humanos, e a vagabundagem toma conta da nossa cidade”, frisou. De acordo com o emedebista, empresários precisam de mais segurança na região. “Temos mil salas fechadas”, salientou.

A fala do governista despertou críticas entre parlamentares. Então, Hermeto declarou não ter generalizado. “Traficantes, vagabundos, estão ali inseridos e usando a população de rua”, ponderou.

O posicionamento de Hermeto foi compartilhado pelo delegado Fernando Fernandes (Pros). “Bandidos se infiltraram ali, entre os moradores de rua”, reforçou. O distrital defendeu a retirada do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas AD III do local.

Excessos

O líder do governo na Câmara Legislativa do DF (CLDF), Cláudio Abrantes (PDT), informou que os órgãos de segurança envolvidos na operação estão dispostos a prestar esclarecimentos aos distritais.

“Eu, pessoalmente, acho que houve excessos, que houve erros”, pontuou Abrantes.

Por outro lado, segundo o pedetista, o GDF tem a intenção de acertar e achar soluções. De acordo com Abrantes, a operação teria tido 40 dias de preparação. “Sem botar panos quentes, mas a gente tem de ir com calma e não generalizar”, assinalou.

Produto da desigualdade

Arlete Sampaio (PT) reprovou a ação do GDF. “A elite vê o povo da rua, pobre, vulnerável como a escória da sociedade. Não são escória. Eles são o produto dessa sociedade desigual, absurda, que a gente tem neste país”, criticou a petista.

0
SCS

O GDF colocou em marcha projeto para revitalizar o SCS, incluindo a autorização para uso residencial na região. A ação de retirada de pertences foi objeto de questionamento judicial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?