metropoles.com

DF volta à liderança do ranking de isolamento, mas adesão é baixa

Índice na quarta-feira (22/04) chegou a 55,21%, bem abaixo do alcançado entre domingo e terça-feira desta semana na capital

atualizado

Compartilhar notícia

Suzano Almeida/Metrópoles
Feira de Ceilândia
1 de 1 Feira de Ceilândia - Foto: Suzano Almeida/Metrópoles

Depois de despencar no ranking de isolamento social no fim de semana e durante o feriado de 21 de abril, o Distrito Federal retornou à liderança da lista. Infelizmente, o índice, obtido na quarta-feira (22/04), foi baixo na capital do país: 55,21%. A quarentena é uma das medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Confira o ranking de quarta-feira (22/04):

Ranking Dos Estados (10) by Leonardo Meireles on Scribd

O dado interessante é que o DF estava com números bem superiores no domingo (19/04), segunda-feira (20/04) e terça-feira (21/04), dia em que se comemorou os 60 anos de Brasília. Respectivamente, a capital alcançou 61,20%, 55,45% e 61,94%. Em nenhum desses dias, a cidade atingiu o primeiro lugar da lista. Na verdade, no domingo, chegou a cair para 16º.

O problema é a média nacional, que cresce nos fins de semana e feriados. Entretanto, na quarta-feira (22/04), esse número despencou. A adesão no país atingiu apenas 48%.

O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que o índice chegue a 70%. Seria um isolamento social que funcionaria muito mais no combate à transmissão da Covid-19.

O ranking é feito pela empresa de software In Loco, que utiliza as informações de 60 milhões de dispositivos móveis para realizar a medição. Os dados de geolocalização são medidos diariamente e, segundo os especialistas, a privacidade dos usuários é garantida.

Máscaras

Uma vez que as pessoas estão saindo cada vez mais para as ruas, o Governo do Distrito Federal (GDF) publicou decreto para que o uso da máscara seja obrigatório. O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou o documento nesta quinta-feira (23/04).

A população deve usar máscaras de proteção facial em todos os espaços públicos, vias públicas, nas paradas e veículos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços a partir do dia 30 de abril.

Quem não usar máscara no DF pode pagar multa a partir de R$ 2 mil. Antes, levará advertência, mas é possível até responder por crime de infração de medida sanitária, que tem pena de prisão de 1 mês a 1 ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?