DF terá caminhada para pedir o fim da violência contra mulheres

Concentração terá início às 6h30, na Funarte. Mobilização ocorrerá simultaneamente em várias cidades do país

Igo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/Metrópoles

atualizado 03/12/2019 18:22

Como ação parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Grupo Mulheres do Brasil promoverá a primeira Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Brasília, na manhã do próximo domingo (08/12/2019). Com concentração a partir das 6h30, no Complexo Cultural da Funarte, a caminhada está marcada para começar às 7h.

A mobilização ocorrerá simultaneamente em várias cidades do país. Ao todo, mais de 20 municípios participarão do ato. Segundo organizadores do evento, o protesto deverá reunir milhares de pessoas, que vestirão camisas laranja, cor da campanha contra a violência de gênero.

De acordo com líderes do movimento, a ideia é promover uma discussão sobre os altos índices da agressão a mulheres no Brasil. Além da caminhada, no local, haverá uma roda de conversa sobre a temática com especialistas.
A campanha

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” começou em 1991, quando pessoas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma mobilização com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra o público feminino no mundo.

No Brasil, a mobilização ocorre desde 2003 e é chamada 16+5 Dias de Ativismo, pois incorporou o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A ação termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Cerca de 150 países participam da campanha.

Neste ano a temática da mobilização é “Geração Igualdade” e pede pelo fim da cultura do estupro.

Programação

6h30 – Credenciamento e Concentração na Tenda do Grupo Mulheres do Brasil
7h – Largada da Caminhada no Circuito das Estações Adidas Etapa Verão
8h – Atendimento da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher Móvel (Deam)
8h – Roda de Conversa com o tema: “As iniciativas para o Combate da Violência contra as mulheres” com Dra. Sandra Melo, Delegada Chefe da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Dra. Selma Carmona, Presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar da OAB/DF, e Dra. Andrea Costa, Líder do Comitê de Combate à Violência contra Mulher, do Grupo Mulheres do Brasil.
10h – Encerramento

Inscrições para participar da caminhada podem ser feitas neste link.

Últimas notícias