metropoles.com

DF: para manter empregos, operários desistem de férias coletivas

Acordo foi fechado com sindicato patronal nesta terça-feira (24/03). Ainda assim, haverá redução de carga horária e de salários

atualizado

Compartilhar notícia

Os sindicatos que representam os trabalhadores e empresários da construção civil no Distrito Federal entraram em acordo, nesta terça-feira (24/03), sobre a continuidade dos trabalhos nos canteiros de obras, mesmo com o avanço da pandemia de coronavírus (covid-19). A proposta foi aceita para que o setor não demita durante o período de crise econômica.

A ideia inicial dos trabalhadores era que as empresas concedessem férias coletivas de 15 dias, até que o pico da covid-19 passe. Entretanto, a proposta patronal foi de que o período longe dos canteiros não fosse remunerado, o que prejudicaria os mais pobres.

Segundo o acordo, os salários poderão ser reduzidos em até 25% se também reduzida a carga horária, e desde que a iniciativa seja aceita pelos empregados. O volume de operários nas obras também terá que ser observado pelas empresas, evitando a aglomeração de pessoas, o que facilita a proliferação do coronavírus.

Os patrões acolheram o pedido para que aqueles funcionários de áreas administrativas e de funções não essencialmente presenciais possam realizar suas atividades por teletrabalho.

O acolhimento das medidas acabou sendo um caminho mais seguro para a manutenção dos empregos, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (Sticombe), Raimundo Salvador.

“Foi uma forma que encontramos de manter os empregos. Estamos em um momento difícil e não conseguimos as férias coletivas. Mas temos o compromisso dos patrões de dar melhores condições para evitarmos o contágio dos trabalhadores”, explicou Salvador.

O acordo foi comemorado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), que dará continuidade às atividades. A entidade vinha afirmando que há um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades de construção, por isso não se fazia necessária a interrupção das atividades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?