metropoles.com

DF fecha abril com 22,4 mil jovens de 16 e 17 anos aptos a votar

A um dia do fim do prazo para regularização do título, a capital federal tem 1,26% mais eleitores com menos de 18 anos do que em 2018.

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Nova / Especial para o Metrópoles
Pessoa segurando um celular com um aplicativo aberto - Metrópoles
1 de 1 Pessoa segurando um celular com um aplicativo aberto - Metrópoles - Foto: Luis Nova / Especial para o Metrópoles

O Distrito Federal fechou abril com 22.472 jovens de 16 e 17 anos que emitiram o Título de Eleitor e estão aptos a votar. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), o número é 1,26% maior do que o registrado em 2018.

Em um mês, o número aumentou em 8.585. Em março deste ano, havia 13.887 jovens com menos de 18 anos cadastrados no TRE-DF.

 

 

Entre os menores de 18 aptos a votar nas eleições de outubro, a maioria é mulher: 12.412. Esta característica repete-se entre as outras faixas etárias. No total, segundo os dados do tribunal, as figuras femininas representam 54% dos 2.163.022 de eleitores da capital federal.

Atualmente, a faixa etária com o maior número da base eleitoral no DF é a de 45 a 59 anos, que conta com 561.747 pessoas. O número é equivalente a 25,97% do total.

Prazos

Brasileiros têm até 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, para emitir, transferir ou regularizar o título para votar em 2022. No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas com 18 anos ou mais e é facultativo para jovens de 16 e 17, pessoas com mais de 70 e analfabetos.

Quem tem a idade mínima obrigatória e não tirou o Título de Eleitor, assim como os eleitores e as eleitoras que tiveram o documento cancelado, estão sujeitos a diversas restrições e impedimentos legais, como, tirar passaporte ou carteira de identidade e até se inscrever em concurso público.

Como tirar o título

Atualmente, tudo é feito pela internet, dentro do Portal do TSE, de forma rápida e gratuita. Basicamente, o processo é esse: entrar na página Autoatendimento do Eleitor e clicar na opção “Tire seu título”. É preciso ter em mãos os documentos solicitados, informar os dados de identificação necessários e preencher os campos indicados. Confira aqui o passo a passo.

Como prova de identidade, serão solicitados: uma selfie segurando um documento oficial com foto; imagens de frente e verso do mesmo documento; e um comprovante de residência (conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo).

0

A apresentação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do passaporte exigirá complementação documental. Sobre o certificado de quitação militar, segundo a Resolução TSE nº 23.659/2021, artigo 35: “A apresentação desse documento somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos”. Entram nesse critério brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos, que compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do serviço militar inicial.

Finalizadas as etapas anteriores, o cidadão deve aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. Esse acompanhamento também pode ser feito pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento, quando foi feita a solicitação.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?