metropoles.com

DF começa a receber doações contra coronavírus. Saiba como ajudar

Dinheiro e até serviço voluntário podem ser oferecidos para o combate ao avanço da doença na capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Enis Aksoy/GettyImages
doação de órgãos
1 de 1 doação de órgãos - Foto: Enis Aksoy/GettyImages

O Distrito Federal tem agora o Comitê de Emergência Covid-19, com o objetivo de arrecadar doações para o combate ao novo coronavírus. O Decreto nº 40.559 foi publicado em edição extra do Diário Oficial (DODF), na noite dessa terça-feira (24/03).

O comitê pretende planejar e coordenar campanhas de arrecadação contra a Covid-19 e suas consequências. Poderão ser doados bens móveis e imóveis, dinheiro, serviços e insumos e equipamentos. O dinheiro deve ser depositado no Banco de Brasília (BRB): Agência 0100-7, Conta-Corrente 062.958-6, CNPJ 00.394.684/0001-53, Banco 070.

O telefone da Central 156 também prestará informações a quem quiser fazer as doações, assim como as secretarias de Economia e Justiça terão um link específico nos sites para o mesmo fim. No caso da Justiça, será no Portal do Voluntariado. Como a publicação foi feita na noite dessa terça-feira (24/03), os endereços eletrônicos ainda estão sendo “construídos”.

Bens móveis e imóveis, insumos e equipamentos devem ser destinadas à Secretaria de Economia (CNPJ 00.394.684/0001-53) e entregues no endereço SAPS, Trecho 01, Lote H , Setor de Indústria e Abastecimento.

Como as atividades do comitê são consideradas prestação de serviço público relevante, não haverá remuneração para os membros. Do mesmo modo, de acordo com a publicação assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), as doações devem ser realizadas sem qualquer tipo de prejuízo ao erário.

O coordenador do grupo que tomará conta das ações será o secretário de Economia, André Clemente. Entretanto, há representantes de diversas partes da administração pública e da sociedade civil, como a Fecomércio e o Sebrae, entre outros.

Desde o último dia 12 de março, o governo local tem publicado uma série de decretos para conter o avanço do coronavírus no DF. Até a noite de ontem, a capital do país tinha 177 casos confirmados da doença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?