Deputado propõe agência entre DF e Goiás para gerir ônibus no Entorno

Proposta ao DF e Goiás do distrital Rafael Prudente ainda envolve o governo federal, que seria o principal responsável pelas despesas

Matheus Garzon
Compartilhar notícia

Após toda a polêmica ocorrida ao longo desta semana com o aumento do valor das passagens de ônibus no Entorno do DF, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Rafael Prudente (MDB), enviou aos governos Federal, do DF e de Goiás uma sugestão para tentar acabar com o problema. Segundo ele, a criação de uma agência com todos os envolvidos pode ser a solução.

Essa agência, de acordo com o parlamentar, seria administrada pelo governo Federal que também assumiria as despesas e os investimentos no setor. Já os governos das duas unidades da federação envolvidas juntamente com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) participariam como gestores auxiliares.

“Ninguém quer assumir o problema, mas assim que a gente conseguir regulamentar e criar a nova agência, eu tenho certeza, que a vida dos moradores do entorno e do DF vai melhorar”, disse Rafael Prudente.

Reajuste suspenso

Após o anúncio ocorrido no domingo (4/12), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça atendeu pedido do governo de Goiás e suspendeu, na segunda-feira (5/12), o reajuste das passagens de ônibus do Entorno.

O aumento de até 25% valia para as passagens do transporte interestadual semiurbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) e foi publicado pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) no Diário Oficial do DF (DODF) da última sexta (2/12).

Sair da versão mobile