metropoles.com

Covid: vacinação de pessoas com 30 anos começa com filas nesta terça

Em boa parte dos postos de imunização, há longas filas de espera, como no Estacionamento de 12 do Parque da Cidade e na Asa Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
Vacinação 30 anos no DF
1 de 1 Vacinação 30 anos no DF - Foto: Fotos Hugo Barreto/Metrópoles

A vacinação contra Covid-19 para pessoas com 30 anos ou mais no Distrito Federal começou com alta procura nesta terça-feira (3/8). Com 170 mil doses disponíveis para esse público, não é necessário fazer agendamento para receber a primeira dose em um dos 79 postos de atendimento.

Em boa parte dos postos de imunização, há filas, como no drive-thru instalado no Estacionamento de 13 do Parque da Cidade. Os primeiros em busca da imunização começaram a chegar ao local ainda durante a madrugada. Centenas de carros aguardavam para tomar a primeira dose. No posto, a vacinação começou às 9h30, com meia hora de atraso.

O primeiro da fila, Wallace Souza Reis, 30 anos, chegou ao local às 3h30. “Já esperava ter que aguardar esse tempo na fila. Eu acho que compensou. Agora, estou tranquilo e realizado. Era o que eu queria.”

Daniel Francisco Timbó Lima, 31, também chegou ao local ainda com o céu escuro. Ele aguardou na fila de carros por cerca de seis horas. “Valeu a pena. Tomei a Coronavac. Estava receoso. Mas queria qualquer uma. O importante é ser imunizado. Agora, é só esperar a segunda dose ainda nesse mês. Fiquei muito satisfeito.”

Único da família que ainda não tinha se imunizado, o advogado José Carlos Pereira, 33 anos, tomou a vacina nesta terça. “Só faltava eu. É uma felicidade sem tamanho. Eu moro com pais e avós e a gente segue os protocolos de segurança sanitária. Mas nunca se sabe como o vírus pode chegar né. Graças a Deus consegui agora e estou um pouco mais aliviado. Todos bem na minha casa”, comemorou.

O drive-thru do Parque da Cidade funciona até às 17h.

Veja imagens da fila no drive-thru do Parque da Cidade: 

0
Asa Sul

Na Asa Sul, pedestres também formaram longas filas para se vacinar com a primeira dose nesta manhã.

No Centro de Saúde nº 7, na 612 Sul, cerca de 500 pessoas aguardavam pela D1. É possível ver muitas pessoas próximas umas das outras, mas todas de máscara de proteção facial. O tempo médio de espera, às 10h30, era de três horas.

Manoel Alves, 30, chegou ao local às 7h30. “Peguei quase 3h de fila. Tomei a primeira dose da Pfizer. Era exatamente a que eu queria. Não me importo de esperar. Nós esperamos mais de um ano e meio por esse momento. É uma realização”, comemorou.

A publicitária Karina Vieira, 32, também celebrou o momento. “Emocionei-me. Era o que eu mais desejava desde o início dessa pandemia. Minha família toda está imunizada com as duas doses. Só restava eu. É um momento importante. Fico mais tranquila para esperar pela D2”, contou.

Campanha

Durante o último fim de semana, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o Ministério da Saúde vai enviar mais doses de imunizante, o que poderá significar a redução da idade contemplada pela vacinação.

Os brasilienses que tomarão a segunda dose devem ir a pontos de vacinação específicos. As unidades de saúde estão separadas por marcas de vacina. Gestantes e puérperas serão imunizadas nos mesmos lugares onde estão disponíveis as vacinas da Pfizer.

Veja onde receber a D1:

Veja onde receber a D2:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?