metropoles.com

Covid-19: Michelle Bolsonaro vai a abrigo que recebe moradores de rua no DF

Ela conheceu as instalações no Autódromo Nelson Piquet acompanhada da secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Raphael / Sedes
Duas mulheres andando de máscaras. Ao fundo, frase alojamento
1 de 1 Duas mulheres andando de máscaras. Ao fundo, frase alojamento - Foto: Renato Raphael / Sedes

A primeira-dama Michelle Bolsonaro visitou, na manhã desta quarta-feira (13/05), o alojamento provisório instalado no Autódromo Nelson Piquet. A esposa do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi ao local acompanhada da secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

O local foi montado para receber pessoas em situação de rua durante o isolamento social necessário em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Além das instalações com estrutura de dormitórios, banheiros, lavatórios, refeitórios, área de TV e demais espaços, Michelle pôde observar alguns dos serviços prestados, como o acompanhamento em saúde feito pelo Consultório na Rua, fruto de uma parceria com a Secretaria de Saúde (SES); a entrega dos documentos de identidade realizada pela unidade móvel da Polícia Civil; além de outras ações, como oficinas de produção artesanal, jogos lúdicos e afins.

Medidas de isolamento

“É bom saber que o Governo do Distrito Federal tem esse olhar especial para as pessoas mais vulneráveis neste momento da pandemia e ver a solidariedade, ver o voluntariado, as pessoas ajudando”, destacou Michelle. “Fiquei feliz em perceber que realmente essas pessoas estão recebendo o isolamento adequado.”

Mayara Rocha explicou a Michelle Bolsonaro que, além dessa unidade no Plano Piloto, outro espaço semelhante está em vias de ser inaugurado em Ceilândia. “Nosso objetivo é oferecer a esse público a possibilidade de cumprir o devido isolamento, mas sempre com a dignidade e o respeito que toda vida humana merece”, enfatiza.

Após a passagem pelo autódromo, Michelle e Mayara foram ao Brasília Palace Hotel, em visita de cortesia ao programa Sua Vida Vale Muito – Ação Hotelaria Solidária, uma iniciativa do GDF coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) para proteger da Covid-19 idosos que não têm moradia adequada. Lá, onde estão acolhidas 300 pessoas, com 60 anos ou mais, selecionadas pelo programa, elas se encontraram com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Alojamento provisório

O alojamento provisório construído no Autódromo Internacional Nelson Piquet recebe a população em situação de rua do Distrito Federal desde 7 de abril. A estrutura montada nos paddocks do autódromo, desativado desde 2014, oferece dormitórios, banheiros, área para a lavagem de roupas e alimentação. O espaço tem capacidade de receber até 200 indivíduos.

A pessoa não é obrigada a ficar lá o dia todo, mas existem horários e regras de convivência que precisam ser respeitadas. A medida visa proteger os mais vulneráveis e prestar assistência adequada. A Sejus ainda ressalta a recomendação de higiene pessoal e o distanciamento mínimo preventivo para evitar qualquer possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?