metropoles.com

Correios têm ao menos 82 trabalhadores no DF com Covid-19, alerta sindicato

Situação mais preocupante é no Centro de Entrega de Encomendas, em Taguatinga, onde 17 pessoas foram diagnosticadas com a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Sobre a greve,  a empresa afirmou que já possui um plano de contingência
1 de 1 Sobre a greve,  a empresa afirmou que já possui um plano de contingência - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Já são pelo menos 82 trabalhadores dos Correios no Distrito Federal contaminados pelo novo coronavírus, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Distrito Federal e Região do Entorno (Sintect-DF). O Centro de Entrega de Encomendas dos Correios, em Taguatinga, é o que mais preocupa a categoria: já são 17 confirmações no local, onde todas as correspondências são separadas.

“Isso é o que a gente sabe, pois a empresa não passa os números [e resultados] dos testes que os funcionários fazem”, reclama a presidente da entidade, Amanda Gomes.

Segundo ela, a situação no Centro de Entregas é crítica. Para a sindicalistas, com pouco espaço entre os trabalhadores e muitos objetos de uso comum no local, é fácil entender o número alto de casos entre os profissionais ali lotados.

“A triagem toda é muito próxima. Se o trabalhador quiser lavar a mão, só indo ao banheiro, pois não tem álcool em gel. Fora carimbo, carrinho de transporte e teclado, que são de uso comum”, enumera.

Entregas comprometidas

Tantos afastamentos fizeram com que o ritmo de entregas diminuísse e a instituição tem dificuldade em remanejar servidores. “Ninguém que ir para lá, pois sabe o jeito que está. Tudo o que a empresa deu até agora foi só depois de muita luta e decisão judicial”, afirma Amanda.

Com esse impasse, quem sai perdendo é o próprio cliente dos Correios. “Ficam milhares de entregas lá paradas por falta de pessoal”, lamenta a presidente do Sintect-DF.

Veja fotos do local: 

0

Outro lado

Os Correios não confirmaram a informação do sindicato. Segundo a empresa, “seguindo o valor institucional de respeito às pessoas, os Correios não fornecem ou expõem informações relacionadas ao efetivo, pois geram, de maneira desnecessária, insegurança à população e aos empregados. Eventualmente, tais dados podem ser repassados apenas à autoridade médica dos órgãos responsáveis pelo monitoramento da situação de emergência e saúde pública.”

Sobre o Centro de Encomendas de Taguatinga, a estatal informou que “a unidade passou por sanitização no último dia 20 e está operando normalmente, para garantir os serviços de entregas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?