metropoles.com

Corpo de Bombeiros realiza força-tarefa contra a dengue

Mais de 500 militares foram orientados a inspecionar casas e ajudar na prevenção ao mosquito que transmite a doença

atualizado

Compartilhar notícia

dimarik/Istock
mosquito
1 de 1 mosquito - Foto: dimarik/Istock

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realiza neste sábado (25/01/2020) uma grande ação em várias cidades do DF com o intuito de alertar moradores sobre o perigo da dengue. Ao todo, 524 militares fazem o trabalho de inspecionar casas e orientar moradores a se prevenir do mosquito Aedes aegypti.

As regiões administrativas que recebem a visita são Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Guará e Fercal. Para isso, a Secretaria de Saúde pede que os moradores estejam atentos para receber militares e agentes, além do direcionamento para enfrentar a dengue.

Estado de emergência

A força-tarefa acontece apenas um dia após o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinar um decreto que declara situação de emergência na Saúde por 180 dias. O motivo é o risco de epidemia de dengue, potencial epidemia de febre amarela e da possível introdução dos vírus zika e chikungunya no DF.

Outra justificativa para a medida é a alteração do padrão de ocorrência de microcefalias – malformação congênita que pode ser associada à zika – no Brasil.

A partir dessa decisão, o Executivo local pode adotar medidas administrativas necessárias a fim de conter o avanço das doenças, incluindo compra de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial. Também é possível contratar pessoal por tempo indeterminado para combater a epidemia.

Ibaneis assinou o decreto uma semana após a Subsecretaria de Vigilância à Saúde divulgar informativo epidemiológico no qual indica que a dengue matou 62 pessoas em 2019.

Em comparação com 2018, quando duas pessoas morreram de dengue, o crescimento de óbitos relacionados à doença foi de 3.000%.

Confira o decreto:

Reprodução

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?