metropoles.com

Coronavírus no DF: Ministério da Saúde aponta 74 casos suspeitos

Atualização foi feita pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira (11/03). Vinte e oito casos já foram descartados

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Fachada do Hran
1 de 1 Fachada do Hran - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Segundo o Ministério da Saúde, o Distrito Federal possui, até esta quarta (11/03), dois casos confirmados e 74 suspeitos do novo coronavírus. A pasta informa que foram descartados 28 pacientes que se encaixavam na definição.

O caso confirmado da doença no DF é da mulher que está internada em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e respira com a ajuda de aparelhos — ela tem outras condições de saúde que agravam a infecção pelo coronavírus — e do marido dela.

O empresário André Luís Souza Costa da Silva, 45 anos, teve o caso confirmado na noite de terça-feira (10/03). A Secretaria de Saúde do DF afirmou que o exame dele foi feito em um laboratório particular e deu positivo.

0

Depois de intimação judicial, o marido dela fez o exame e foi constatada a presença do coronavírus, mesmo que ele não esteja sentindo os sintomas de febre, coriza, tosse e dificuldade para respirar. Ele segue em isolamento doméstico.

A Procuradoria-Geral do Distrito federal (PGDF) pediu à Justiça, na noite de segunda-feira (09/03), que André Luís fosse intimado com urgência para fazer a coleta de material. E também que entrasse em quarentena.

O DF é a unidade da federação do Centro Oeste com a maior quantidade de casos suspeitos, e a única com pacientes confirmados. Goiás tem oito pessoas aguardando o resultado dos exames; Mato Grosso, um; e Mato Grosso do Sul, seis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu como pandemia o avanço da doença Covid-19. A reclassificação ocorreu horas após o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarar que a ameaça de uma pandemia do coronavírus se tornou “bastante real”.

Desde o início do mês, o Ministério da Saúde defende que a OMS deveria reclassificar a epidemia do vírus. A pasta tem afirmado que o termo deveria ser adotado uma vez que a doença se espalhou em todos os continentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?