metropoles.com

Coronavírus: DF cai para o 16º lugar no ranking de isolamento

Na medição feita no último domingo (19/04), 61,94% dos brasilienses ficaram em casa. Primeira colocação ficou com Goiás

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Metrô faz limpeza de estações para evitar disseminação de covid-19
1 de 1 Metrô faz limpeza de estações para evitar disseminação de covid-19 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Uma boa notícia e outra nem tanto com o ranking de isolamento social feito por uma empresa de software. A medida, considerada essencial para evitar o contágio pelo novo coronavírus, foi bem obedecida pelo país no último domingo (19/04). Entretanto, o Distrito Federal, que geralmente ocupava as primeiras colocações, caiu para 16º lugar.

Confira a lista:

Ranking Dos Estados (7) by Leonardo Meireles on Scribd

A primeira colocação está com Goiás, com 66,53% de obediência à quarentena. O índice está um pouco mais próximo do indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 70%. Já o Distrito Federal alcançou 61,94%.

Importante lembrar que a capital do país já ultrapassou os 70% de isolamento social, entretanto, os moradores foram deixando cada vez mais a medida de ficar em casa. Pior: a medição do índice ocorreu em um domingo, dia em que, geralmente, as pessoas saem menos para a rua.

Por outro lado, em média, 62,5% dos brasileiros atenderam à quarentena no domingo (19/04). Número ainda abaixo do ideal, mas bem melhor que o mostrado no sábado (18/04), de 50%. Ou no domingo anterior (12/04), com 59,8%

O ranking de isolamento social é feito pela empresa de software In Loco. O levantamento utiliza dados de geolocalização de cerca de 60 milhões de dispositivos móveis para saber como está sendo a obediência à quarentena. Somente esse tipo de informação é obtida, preservando a privacidade dos usuários.

Testagem

O esforço feito pela população de ficar em casa já havia surtido efeito no DF, e os números de testagem mostram isso. O governo local realizou, desde a última quarta-feira (15/04), 4.277 exames para detectar a Covid-19. Ou seja, um aumento de 43,93% na quantidade de diagnósticos feitos em pacientes da capital do país.

O número de casos confirmados, no entanto, não seguiu a mesma proporção. Subiu de 696 para 879, o que representa uma alta de 26,29%. No mesmo período, o número de óbitos em decorrência do novo coronavírus subiu de 17 para 24. Assim, a taxa de contaminação caiu de 7,15% para 6,27%.

E os exames continuarão a ser feitos na população da capital do país. A primeira fase, por exemplo, se voltará para o Plano Piloto e Águas Claras, locais com maior incidência do novo coronavírus no DF.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?