metropoles.com

Comandante-geral da PMDF, coronel Julian Pontes está com coronavírus

Afastado das atividades após testar positivo para a doença na última terça (09/06), o militar está em tratamento e evoluindo bem

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Araújo / Agência Brasília
homem dando palestra
1 de 1 homem dando palestra - Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

O coronel Julian Rocha Pontes, comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), está com o novo coronavírus, conforme revelado pela coluna Grande Angular neste domingo (14/06). Pontes, que testou positivo para a doença na última terça-feira (09/06), “está em tratamento e evoluindo bem”, segundo informou a corporação. Ele chegou a ser internado, mas agora recupera-se em casa.

Em reação aos protestos de sábado (13/06), o governador Ibaneis Rocha (MDB) tomou uma medida enérgica: exonerou o subcomandante-geral da PMDF, coronel Sérgio Luiz Ferreira de Souza.

A saída do cargo foi uma resposta de Ibaneis ao fato de a PMDF não ter impedido que manifestantes soltassem fogos de artifício em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Como Pontes está afastado das funções, a responsabilidade recaiu sobre o colo do coronel Sérgio Luiz Ferreira de Souza, que acabou exonerado na manhã deste domingo.

De acordo com o governador, o militar só não foi exonerado do comando da PMDF neste domingo porque está afastado das atividades devido à Covid-19. Pontes ocupa o posto desde agosto de 2019.

Exoneração

A saída de Souza consta em decreto assinado pelo chefe do Poder Executivo local publicado na tarde deste domingo (14/06). Questionado sobre a decisão, Ibaneis disse à reportagem o seguinte: “Ele foi exonerado porque permitiu que manifestantes soltassem fogos de artifício em frente ao Supremo Tribunal Federal“.

Ainda segundo o governador, “a Polícia Militar do DF deve servir, no mínimo, para resguardar os cidadãos e as instituições da capital federal. Se não fez isso, errou grosseiramente”.

Ibaneis chegou a eximir o coronel Julian Pontes de culpa no episódio, já que o comandante-geral está afastado das atividades, se recuperando da infecção por Covid-19.

“Ele não teve culpa nenhuma nesse episódio, mas eu precisei dar uma resposta à altura do do desrespeito praticado contra nossas instituições”, disse o governador.

Veja o momento em que manifestantes soltam fogos de artifício em frente ao STF:

Julian Pontes

Ao ser nomeado para o cargo de comandante-geral da PMDF, o coronel Julian Rocha Pontes exercia a função de titular da Subsecretaria de Operações Integradas da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal.

O coronel Julian Pontes decidiu entrar para a corporação em 1991, no Curso de Formação de Policiais, quando se graduou em Ciências Policiais pela Academia de Polícia Militar de Brasília.

Em seguida, concluiu o curso de direito no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). É pós-graduado em Segurança Pública e em direito público pelo Centro de Ensino da Polícia Militar do Estado da Paraíba e pelo Instituto de Direito Público do Distrito Federal (IDP), respectivamente.

Na PMDF, atuou em diversas áreas, com destaque para as funções de chefe da Secretaria Especial da Ordem Pública e de comandante do Centro de Treinamento e Especialização, e também do Batalhão de Rotam.

Foi diretor de segurança da vice-governadoria do Governo do Distrito Federal. Foi ainda titular do Comando de Policiamento Regional Metropolitano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?