metropoles.com

Com Brics, taxas de ocupação em hotéis de Brasília chegam a 80%

Esplanada está com o trânsito fechado e segurança reforçada por causa do evento internacional. Aeroporto ficou lotado nesta manhã

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Militares-na-Esplanada
1 de 1 Militares-na-Esplanada - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Brasília vive um meio de semana atípico. O encontro dos Brics mudou a rotina da capital nesta quarta-feira (13/11/2019). Os hotéis estão lotados, a Esplanada dos Ministérios, bem-vigiada com militares devido ao evento internacional e com o trânsito totalmente fechado. Por outro lado, os órgãos públicos estão vazios após o governo decretar ponto facultativo em âmbito federal e local.

De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Jael Antônio da Silva, os principais hotéis da capital têm lotação entre 75% e 80%. Durante a semana, a taxa de ocupação chega a 55%. Entre os locais lotados, estão o Hotel B, Mercure e o Kubitschel Plaza, no Setor Hoteleiro Norte; o Windsor, no Setor Hoteleiro Sul; e o Royal Tulip, no Setor de Hotéis de Turismo Norte.

Ainda segundo Jael Silva, enquanto os restaurantes, principalmente os de classes A e B, se beneficiam pelo movimento provocado pela reunião do Brics em Brasília, os bares da capital não devem sentir diferença no movimento.

Tirando a área central, as outras partes da cidade estão movimentadas, porque o feriado é só na sexta-feira (15/11/2019).  Quem conseguiu folgas extras já deixou a capital. Prova disso é que o Aeroporto de Brasília estava com movimento intenso no começo da manhã desta quarta-feira.

0

Com o trânsito fechado na Esplanada, os brasilienses utilizam o Eixão como escape, logo, não há muitos problemas para trafegar na cidade. O balão que dá acesso às vias S2, N2, L2 sul e L2 Norte está com bloqueios, mas o trânsito flui normalmente. Um pouco mais cheio com o desvio da S1 para L2 Sul, mas nada caótico.

O Departamento de Trânsito (Detran) orienta que os motoristas evitem passar nas proximidades da Esplanada nesta quarta e na quinta e utilizem como rotas alternativas as vias S3 (na Asa Sul), N4, Asa Norte e o Eixo Rodoviário.
Dimensão do evento

O Brics trouxe a Brasília líderes de países de mercado emergente que visam ao desenvolvimento econômico. A coordenação entre Brasil, Rússia, Índia e China (Bric) começou de uma maneira informal em 2006, com uma reunião de trabalho entre os chanceleres dos quatro países à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas. Desde então, a sigla criada alguns anos antes pelo mercado financeiro não se limitou em identificar apenas as quatro economias emergentes.

O Brics passou a constituir mecanismo de cooperação em áreas que tenham o potencial de gerar resultados concretos aos brasileiros e aos povos dos demais membros. Desde 2009, os chefes de Estado e de Governo do agrupamento se encontram anualmente. Em 2011, na Cúpula de Sanya, a África do Sul passou a fazer parte grupo, acrescentando o “S” que faltava ao Brics.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?