*
 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de “perigo potencial” com chuvas intensas no Distrito Federal e Região do Entorno para este domingo (4/2), até as 23h59.

Há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, com rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h. Segundo o órgão, apesar do alerta, é baixo o risco de apagão, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.

De qualquer forma, o Inmet recomenda que os brasilienses evitem estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda e deixar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Segundo o Inmet, fevereiro será um mês chuvoso, inclusive durante o Carnaval. Janeiro terminou com  volume de chuvas 28,7% inferior à média de 247,4mm. O balanço mensal registrou acumulado de 176,4 milímetros nos 31 primeiros dias do ano.

A chuva não é suficiente, ainda, para encher os reservatórios de água e colocar um ponto final no racionamento. O Distrito Federal passa, desde o ano passado, pela pior crise hídrica de sua história.

Os últimos dados mostram que no sábado (3), o sistema do Descoberto, principal fonte de abastecimento da capital da República, estava com 44.1% de sua capacidade, bem acima dos 24% registrados no mesmo período de 2017. Em Santa Maria, o índice ficou em 36%, abaixo dos 40% anotados no ano passado.

 

Serviço
Se houver qualquer problema, deve-se acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 

 

COMENTE

chuvainmettempestadealerta
comunicar erro à redação

Leia mais: Clima