metropoles.com

Em dezembro, já choveu mais da metade do esperado para o mês

Até esta sexta-feira (15), o Inmet registrou 138mm. Isso representa 56% do esperado para o período

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Chuva no DF 2
1 de 1 Chuva no DF 2 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Dezembro choveu mais da metade do esperado para o mês. Até esta sexta-feira (15/12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 138 milímetros (mm), ou 56% da média histórica, de 246mm.

Pela medição da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), o nível de armazenamento no Descoberto alcançou 12,5% nesta quinta (14).

No dia 23 de novembro, o índice era de apenas 5,5%. As reservas de água mais que dobraram em um período de 22 dias. O valor de referência para dezembro é de 17%. No de Santa Maria, chegou a 24%. A meta para o mês é de 24,1%.

Segundo o meteorologista Manoel Rangel, a projeção para as próximas semanas é bastante animadora. “Devemos fechar o mês de dezembro com volume superior à média histórica de chuva na região — entre 20% e 30% acima do normal. A expectativa ainda será de chuvas regulares para janeiro. Esperamos um bom nível de recuperação dos reservatórios”, ressaltou.

Pelos próximos dias, o céu deve ficar de encoberto a nublado, com a ocorrência de precipitações. Os termômetros marcarão temperaturas mínimas em torno de 18ºC, enquanto as máximas atingem 24ºC. Já a umidade relativa do ar pode variar entre 95% e 60%. Os ventos continuam com intensidade de fraca a moderada.

 

Compartilhar notícia