metropoles.com

Centenas de manifestantes foram à Esplanada cobrar moradia no DF

No Ministério das Cidades, MTST pediu terrenos para a construção de lares para famílias da ocupação do Sol Nascente, em Ceilândia

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PMDF
WhatsApp Image 2018-04-24 at 17.32.49
1 de 1 WhatsApp Image 2018-04-24 at 17.32.49 - Foto: Divulgação/PMDF

A porta do Ministério das Cidades foi ocupada por manifestantes na tarde desta terça-feira (24/4). Em torno de 300 moradores do Sol Nascente, de Ceilândia, cobraram moradia, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

O PSol informou, no Twitter, que o grupo era maior: 800 pessoas. Segundo o partido, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) negociou a “liberação de terrenos para a construção de moradias populares para mais de 800 famílias” que participam da ocupação na região administrativa.

Antes de marcharem pela Esplanada dos Ministérios, eles se concentraram em frente à Biblioteca Nacional. O protesto foi tranquilo e não houve necessidade de bloquear pistas, de acordo com a PMDF.

Segundo organizadores, na segunda-feira (23), havia 1,2 mil pessoas na invasão iniciada no sábado (21). A intenção era permanecer no terreno do Sol Nascente até que seja assegurado o direito à moradia.

De acordo com o MTST, as famílias que estão no local são do Sol Nascente e de outras regiões de Ceilândia e Samambaia. Algumas estariam inscritas há mais de 20 anos em programas de iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) para lhes garantir um lar.

A Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) “comprometeu-se a, tão logo a greve dos assistentes sociais ser encerrada, fazer um mutirão de cadastramento das famílias e classificá-las, dentro da lei, segundo a situação de vulnerabilidade, para que sejam atendidos em suas demandas de acordo com a política pública da pasta”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações