Brasiliense faz fila por gasolina a R$ 3,79 no Dia Livre de Impostos

Posto Jarjour da 206 Norte disponibiliza 10 mil litros de combustível, a serem vendidos sem a cobrança de tributos, para consumidores do DF

atualizado 27/05/2021 10:38

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os brasilienses fazem fila, nesta quinta-feira (26/5), no posto Jarjour da 206 Norte, que aderiu ao Dia Livre de Impostos (DLI), no qual o litro da gasolina será vendido aos consumidores por R$ 3,79.

Teve motorista que chegou por volta das 3h para garantir as primeiras posições na fila. Cada motorista pode abastecer até 20 litros. A ideia é que o maior número possível de consumidores possa aproveitar o preço e protestar.

O motoboy Leandro Sousa e Silva, 21 anos, chegou às 5h. Para ele, qualquer redução no valor do litro é válida. “A gasolina está muito cara. Eu soube do protestos pelos grupos e me programei para vir. Soube de gente que chegou ainda mais cedo. Tinha cerca de 30 carros na minha frente. É preciso dar um fim na gasolina superfaturada. Deveria ocorrer isso mais vezes”, disse.

Outro consumidor, Ricardo Herter também enfrentou a fila e conseguiu garantir 20 litros pelo valor.

Veja imagens:

0
15ª edição

Esta é a 15ª edição do DLI, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem DF). O intuito é conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país.

Na ocasião, lojistas participantes vão comercializar produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final. A ideia da ação é chamar a atenção para o fato de que os impostos representam grande parte do preço dos itens vendidos.

Além das lojas que vão comercializar produtos sem o valor dos impostos, o posto de gasolina Jarjour da 206 Norte também participará da campanha, disponibilizando 10 mil litros de gasolina com desconto.

Um dos diretores da CDL Jovem DF, Pedro Jobim reforça que o atual sistema tributário prejudica tanto as empresas quanto a população e, consequentemente, o desenvolvimento econômico do Brasil.

“A campanha é nacional. São várias ações para chamar a atenção para a alta carga tributária que temos. Uma grande campanha de conscientização que une empresários e consumidores e dá oportunidade de comprar mais barato. O objetivo é ser um grande dia também de descontos”, defendeu.

Campanha

Esta edição do Dia Livre de Impostos conta ainda com duas ações no centro de Brasília: um boneco inflável gigante do mascote da campanha – o Impostossauro –, posicionado em frente ao Museu da República; e um painel no Conic, onde será veiculado um vídeo sobre a ação.

A intenção é reforçar aos congressistas a necessidade da reforma tributária.

O DLI foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, em 2003, e ocorre em todas as unidades da Federação, em mais de 1,2 mil cidades.

Em 2020, a data contou com a participação de 26 estados e do Distrito Federal, com a colaboração de mais de 9 mil varejistas.

Últimas notícias