metropoles.com

Barragem do Paranoá é aberta depois de atingir volume máximo

Chuvas durante a madrugada fizeram os afluentes encherem. Defesa Civil e bombeiros pedem cuidado para a população

atualizado

Compartilhar notícia

As fortes chuvas no Distrito Federal fizeram com que os afluentes da Barragem do Paranoá se enchessem muito durante a madrugada. Assim, o volume de água do reservatório subiu rapidamente e, por volta das 6h30, atingiu a cota 1.000,60 metros — forma de controle implementada que mede a altura da água em relação ao nível do mar.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) informa que, seguindo o regulamento, foi iniciado o procedimento padrão para abertura de comportas da barragem. “A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foram acionados e atuam no local”, diz a nota.

A Defesa Civil também soltou alerta mais cedo sobre a situação: “Alerta de alagamento. Barragem do Paranoá iniciou a abertura das comportas. Volume de água pode subir rapidamente. Por segurança, evite as margens”, diz o texto.

Havia a previsão de acionamento da sirene e abertura das comportas por volta das 9h desta terça-feira (25/02/2020). Somente 10 cm das comportas serão abertas para minimizar o impacto sobre a população ribeirinha.

“Importante ressaltar que o procedimento de abertura pode ocorrer novamente, caso o volume de chuvas nos afluentes que abastecem o Lago Paranoá continue intenso”, segue a nota da CEB.

A situação havia ocorrido anteriormente no dia 7 de fevereiro, também devido às fortes chuvas que atingem a cidade em fevereiro. Por causa disso, a Barragem do Descoberto também atingiu 100% da capacidade e verteu no fim de janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?