metropoles.com

Balanço indica que 93 mil brasilienses foram vacinados contra a Covid-19 até esta quinta

Poucas filas foram vistas nos postos de imunização durante o dia, mas Secretaria de Saúde ainda não definiu quando ampliará campanha

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
Vacinação de idosos contra a Covid-19
1 de 1 Vacinação de idosos contra a Covid-19 - Foto: Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal imunizou, até agora, com a primeira dose da vacina, 93.582 pessoas. O fármaco que previne a Covid-19 está disponível em 41 postos, sendo 12 por drive-thru.

O usuário deve levar um documento oficial com foto, preferencialmente com a inscrição do CPF. Não é necessário agendamento, cadastro ou inscrição para receber a vacina.

O grupo prioritário até esta etapa é formado por idosos com 80 anos ou mais, profissionais de saúde da rede pública em todos os níveis de atenção, profissionais de hospitais privados, povos indígenas que vivem em terras indígenas, idosos e pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento e seus cuidadores, além pacientes do Home Care e do Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (Nrad).

Vacinação volante

Os pacientes do Nrad contam com serviço de vacinação volante, em domicílio, pelas equipes que já prestam assistência profissional em casa. Até o momento, as Regiões de Saúde Norte (Sobradinho e Planaltina), Central (asas Norte e Sul, Lago Norte, Varjão, Vila Planalto e Cruzeiro) e Oeste (Ceilândia e Brazlândia) concluíram o atendimento de pacientes e cuidadores do serviço.

A Região Centro-Sul, que abrange áreas como Guará, Estrutural e Núcleo Bandeirante, já vacinou mais de 150 pessoas, chegando a 85% de cobertura. No Gama e em Santa Maria, que integram a Região de Saúde Sul, foram 48 pacientes e cuidadores vacinados, 47% do total previsto. Já a Região Sudoeste, composta por Taguatinga, Vicente Pires, Recanto das Emas e Samambaia, registrou 113 pessoas imunizadas.

Postos vazios

Após os primeiros dias tumultuados de vacinação contra a Covid-19 da população do DF acima de 80 anos, esta quinta-feira foi tranquila para quem resolveu esperar um pouco mais para receber a dose. Alguns locais de imunização não apresentaram filas.

Foi o caso da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Núcleo Bandeirante e da Quadra Poliesportiva do Itapoã, ao lado da UBS 2 da cidade. Apesar da tranquilidade, a Secretaria de Saúde ainda não vai ampliar a vacinação para outros grupos.

Segundo a pasta, “a campanha será ampliada conforme recebimento de mais doses de vacina por parte do Ministério da Saúde”. Existe a previsão de que o DF em breve receba 60 mil doses da vacina.

Veja fotos dos locais de vacinação nesta quinta-feira:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?