metropoles.com

Autuação por alcoolemia no DF aumentou 72% este ano

De janeiro a julho, 14.943 condutores foram flagrados dirigindo após o consumo de bebida alcoólica

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Detran-DF
bafômetro
1 de 1 bafômetro - Foto: Divulgação/Detran-DF

De janeiro a julho deste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Polícia Militar e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) autuaram 14.943 condutores flagrados dirigindo após o consumo de bebida alcoólica. Isso representa um aumento de 72% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram autuados 8.685 infratores.

Somente em julho deste ano foram 2.542 autuações contra 1.429 em julho de 2016. Um aumento de 77,8%. Conforme o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, os órgãos de fiscalização do DF estão intensificando as operações de trânsito, principalmente nos fins de semana quando aumenta o consumo de bebida alcoólica.

No último fim de semana, por exemplo, de quinta-feira (10) à madrugada de segunda-feira (14), equipes de fiscalização do Detran flagraram 149 motoristas dirigindo sob o efeito de álcool. “Nosso objetivo é interceptar o condutor alcoolizado antes que ele provoque um acidente ou até mesmo uma tragédia”, afirma Fonseca.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. A reincidência no período de até 12 meses acarreta multa em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. Além disso, a recusa à realização de exame que comprove a influência de álcool ou outra substância psicoativa também é considerada infração de trânsito.

O condutor que apresentar concentração de álcool igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar comete crime de trânsito, cuja pena de detenção varia de seis meses a três anos.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?