metropoles.com

Após confusão com vale-transporte, DFTrans cria comitê de governança

No começo do mês, o governador Ibaneis Rocha disse que ia acabar com o órgão depois que usuários tiveram cartões bloqueados

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles
DFTrans
1 de 1 DFTrans - Foto: Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles

Pouco mais de duas semanas após passageiros de ônibus e metrô enfrentarem transtornos para utilizar créditos do vale-transporte e de o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciar que vai acabar com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), o Executivo publicou uma portaria que institui o comitê de governança do órgão.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (25/04/2019), o colegiado, que será presidido pelo diretor-geral do DFTrans, ficará responsável por todas as deliberações. As medidas precisam ser aprovadas por maioria de votos e ter a assinatura de todos os membros.

São competências do comitê: implementar e manter processos e mecanismos adequados à incorporação dos princípios e das diretrizes da governança previstos no Decreto nº 39.736/2019; incentivar e promover iniciativas voltadas para a implementação do acompanhamento de resultados no órgão ou na entidade, valendo-se, inclusive, de indicadores; promover soluções para melhoria do desempenho institucional; entre outras.

A última confusão envolvendo o DFTrans ocorreu no dia 8 de abril. Os usuários lotaram a unidade do órgão na Rodoviária do Plano Piloto após não conseguirem usar os créditos do vale-transporte. Na época, 27 mil cartões foram bloqueados. “Eu vou acabar com o DFTrans. Por que aquilo é um órgão que só tem dado trabalho à população, desrespeito. E é uma central de corrupção”, disparou Ibaneis, em agenda pública, na ocasião.

“Agora, eu peço paciência à sociedade. Peço desculpas. Mas eu recebi um sistema nessa situação. E preciso de algum tempo para solucionar”, emendou. Na avaliação do emedebista, “o DFTrans foi feito para dar errado”. O governador assegurou que o projeto de mudança da bilhetagem para o BRB está avançado. “O sistema é tão confuso que até para fazer a transferência é difícil”, desabafou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?