metropoles.com

Alunos e professores aprovam retorno de aulas coletivas em academias do DF

Aulões podem retornar após decreto do GDF publicado nesta quinta-feira (3/9). Bebedouros e vestiários também voltam a funcionar

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Novas regras para academias durante a pandemia. Bebedouros, chuveiros e aulas coletivas estão liberadas. Academia Acua Fitness1
1 de 1 Novas regras para academias durante a pandemia. Bebedouros, chuveiros e aulas coletivas estão liberadas. Academia Acua Fitness1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após o Governo do Distrito Federal (GDF) flexibilizar as regras para a volta de atividades coletivas que estavam suspensas nas academias da capital desde março, em decorrência do novo coronavírus, o Metrópoles visitou estabelecimentos na manhã desta quinta-feira (3/9), observou o retorno das modalidades e conversou com alunos e professores de educação física.

Em academias da Asa Sul, as áreas de atividades coletivas e também quadras de esportes em quadras residenciais já estavam recebendo pessoas. Com o decreto, publicado no DODF desta quinta-feira (3/9), o uso de bebedouros e de chuveiros deixa de ser proibido. As mudanças valem para academias de esportes de todas as modalidades.

Nas aulas coletivas, há restrição do número de alunos, limitando a ocupação máxima de uma pessoa a cada quatro metros quadrados da área total disponível para treino, na circulação e demais dependências.

A dentista Ana Maria Sousa, 34 anos, compareceu ao treino nesta manhã. Ela aprovou o retorno das atividades coletivas. “Mantendo a distância, cada um no seu cantinho, eu acho válido. A vida precisa mesmo voltar a funcionar na sua total normalidade.”

O coordenador técnico da Academia Acuas Fitness, Marcos Freire, da unidade da 413/414 Sul, comemorou a medida. “A gente ainda não consegue atender uma aula coletiva como era antigamente. Tem a questão da distância e não utilizamos todo o espaço da sala. Vamos respeitar esse distanciamento para os alunos não ficarem em contato físico”, explica.

0

Para ele, liberar os bebedouros e chuveiros, foi o mais importante. “Temos uma demanda muito alta de pessoas que vêm treinar e voltar para o trabalho. Esses alunos não estavam vindo porque não tinham como tomar banho. Nós estamos esperançosos que esses retomarão as atividades. Ainda não chegamos à atender 50% da capacidade que atendíamos antes do isolamento social. Acreditamos que agora esse número vai aumentar.”

O servidor público Frederico Menezes, 59, também gostou das liberações. “Eu tive que mudar o horário do treino desde de que as academias voltaram porque eu não podia tomar banho após os exercícios para ir ao trabalho. Agora vou poder voltar ao meu costume. A gente não pode relaxar com as orientações, mas acho que precisamos voltar sim às tarefas do dia a dia. A academia está seguindo tudo direitinho e isso traz segurança aos usuários.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?