Alunos da UnB têm cartão do passe livre bloqueado e perdem aula

De acordo com o DFTrans, houve falha no sistema, que deve ser corrigida "o mais breve possível"

atualizado 30/11/2018 13:11

Alunos da Universidade de Brasília (UnB) que tentaram utilizar o passe livre estudantil na manhã desta sexta-feira (30/11) se queixaram que o cartão estava bloqueado. O problema é que, em pleno feriado do Dia do Evangélico, a instituição de ensino superior está funcionando normalmente e muitos não conseguiram ir para as aulas.

A estudante de estatística Rayssa Lorrane Costa, 19 anos, garante que a maior parte de seus colegas de turma não pôde comparecer à universidade devido ao problema com os cartões. “Eu saio de casa todo dia às 5h, mas, quando vi pelos grupos de WhatsApp que as pessoas não estavam conseguindo passar o cartão, resolvi esperar. São R$ 17 que eu gasto para chegar até a UnB, e não tinha esse dinheiro.” A universitária ainda diz que muitos professores cancelaram as provas do dia.

Laís Pinheiro, 20, cursa jornalismo e, às 8h, chegou à Rodoviária do Plano Piloto. Ao tentar utilizar o cartão no ônibus para ir até a universidade não conseguiu e teve que descer do ônibus. “As filas estavam bem grandes”, afirmou.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou, por meio de nota, que foi identificado um problema no sistema. O órgão destacou que “a equipe já está trabalhando para solucioná-lo o mais breve possível” e disse que a falha foi pontual.

A UnB declarou que “lamenta os transtornos causados à comunidade acadêmica e espera que a situação seja regularizada”.