Águas Claras é PSL e Planaltina, PT. Onde estão filiados no DF?

Planaltina, Ceilândia Norte e Samambaia têm o maior número de associados às siglas. PT, PSDB e MDB são os partidos mais populares

Daniel Ferreira/MetrópolesDaniel Ferreira/Metrópoles

atualizado 29/11/2019 13:44

Um em cada 10 eleitores do Distrito Federal é filiado a algum partido político, revela levantamento do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles. São 217.865 pessoas com inscrição regular em algum partido entre os 2,086 milhões de eleitores no DF, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na separação por partido, o PT lidera o ranking, com 28.864 filiados em situação regular. Planaltina, Ceilândia Norte e Sobradinho são as regiões administrativas que concentram o maior número de petistas.

Em segundo lugar vem o PSDB, com 27.091 membros. As três cidades com mais tucanos são as mesmas que têm mais filiados ao PT, rival do PSDB em quatro eleições presidenciais. A ordem também é a mesma.

Para fechar o pódio, o MDB fica em terceiro lugar. A sigla tem mais associados no Gama, em Planaltina e na zona eleitoral que agrupa Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Park Way e Candagolândia.

A sigla pela qual o presidente Jair Bolsonaro se elegeu, o PSL, é apenas a décima segunda em números de filiados no DF. O partido tem o maior número em Águas Claras, na Asa Norte e na região composta pelo Lago Norte, Jardim Botânico e São Sebastião. No entanto os dados foram extraídos da base de dados do TSE (foto em destaque) antes de o presidente anunciar a sua desfiliação da sigla.

Filiados versus eleitores

De todas as regiões do DF, a que tem a maior relação entre filiados e eleitores é Planaltina, onde 14,36% dos votantes têm atividade político-partidária. São 18.652 filiados e 129.859 eleitores. O PT é o partido mais popular na cidade, com 3.217 membros, seguido de perto pelo PSDB, com 3.184 filiados. Mais distante, em terceiro lugar, vem o MDB (2.155 associados).

O oposto de Planaltina é a Asa Sul, onde apenas 6,46% dos eleitores registrados são de algum partido político. Apesar do baixo número, o bairro é o terceiro lugar com mais associados ao Partido Novo, ficando atrás apenas da Asa Norte e de Águas Claras.

Dados

As informações de filiados por partido e estado são disponibilizadas pelo TSE. O DF é dividido em 19 zonas eleitorais . Em alguns casos, a zona é apenas parte de uma cidade. É o caso de Ceilândia, que é dividida em três zonas (centro, norte e sul). Outras são aglomeradas em uma mesma zona, como Núcleo Bandeirante,  Riacho Fundo, Park Way e Candangolândia.

Últimas notícias