metropoles.com

Advogado encontra envelope de dinheiro e devolve a colega

Defensor esqueceu pacote com R$ 4.152 em uma unidade da OAB/DF, mas conseguiu reaver o valor

atualizado

Compartilhar notícia

Valter Zica/OAB-DF
Advogado devolve dinheiro
1 de 1 Advogado devolve dinheiro - Foto: Valter Zica/OAB-DF

Um advogado encontrou R$ 4.152 e devolveu ao dono. O caso ocorreu na última sexta-feira (26/1). José Araújo da Silva Junior achou o dinheiro dentro de um envelope na Sala de Apoio ao Advogado Iniciante do Edifício Assis Chateaubriand, no Setor de Rádio e TV Sul.

O material havia sido esquecido por um colega, o advogado Sérgio Tamanini,  responsável por acertos financeiros de colaboradores de uma empresa. Jose Araújo esteve no local para conversar com uma cliente, já no fim do expediente.

“Eu tinha ganhado a causa da cliente e estava questionando o recebimento dos honorários. Depois disso, estávamos conversando sobre outros assuntos e decidi abrir o gaveteiro. Foi aí que encontrei o envelope”, comentou, ao dizer que contou com a ajuda e testemunho da cliente para computar o dinheiro.

Depois de conversar com a secretária da sala e procurar pelo nome em mídias sociais, José Araújo decidiu procurar ajuda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao se dirigir à seccional do DF, o defensor foi recebido pelo presidente Juliano Costa Couto, que o orientou a formalizar a entrega da quantia à secretaria administrativa.

“Deixei meu contato com a secretária da sala e resolvi vir à nossa Casa [OAB/DF], que eu sei que acharia o dono. Para mim, esse dinheiro faria muita diferença, imagina para quem perdeu”. “O fato de estar passando por dificuldades financeiras não me dá legitimidade para me apropriar do que não é meu”, completou.

Angústia 
Na segunda-feira (29), Tamanini entrou em contato com a sala e foi comunicado que o envelope estava com a seccional. A secretaria administrativa confirmou os dados e marcou o encontro dos advogados na terça-feira (30), na sede da OAB/DF. “O que mais doeu foi a perda, o que me causou muita angústia”, contou ele que já havia estudado uma forma de restituir a cliente, o que afetaria seu financeiro por alguns meses.

“A sensação de reaver o dinheiro foi muito boa. Eu senti crise de choro na segunda-feira. Estou extremamente aliviado. Eu sempre tive um carinho e respeito por ele. Esse ato só vem reforçar que ele é uma pessoa de conduta ilibada e reta”, afirmou Tamanini.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, exaltou a atitude do colega José Araújo. “A vida é feita de atos e exemplos. O doutor José Araújo deu um grande exemplo de honestidade hoje, como tanto precisamos no Brasil”. (Com informações da OAB/DF)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?