metropoles.com

Adolescente baleado aguarda cirurgia em hospital do DF há 5 dias

Segundo a mãe do rapaz de 15 anos, ele levou um tiro durante um assalto na quarta-feira (18/03) e ainda está com a bala no corpo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Entrada do Hospital Regional de Ceilândia
1 de 1 Entrada do Hospital Regional de Ceilândia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um adolescente de 15 anos está há cinco dias aguardando por uma cirurgia no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) após ter sido baleado debaixo do braço. Segundo a mãe, o rapaz deu entrada na unidade na quinta-feira (19/03), após sido transferido de um hospital em Águas Lindas (GO), no Entorno do DF.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), ele continua realizando exames pré-operatórios (leia mais da resposta do órgão abaixo).

Os dois moram em Girassol, distrito do município de Cocalzinho de Goiás. Ao Metrópoles, a mulher, que pediu para não ser identificada, contou que o filho foi vítima de assalto na última quarta-feira (18/03) quando chegava em casa.

“Parece que pediram o celular dele e ele não quis entregar. Aí, atiraram nele. Só ouvi o meu vizinho gritando que meu filho havia sido baleado. Eu corri para fora de casa e a vizinha chamou a ambulância”, lembrou.

De lá, ela foi com o adolescente para uma unidade de saúde em Águas Lindas, mas o paciente não recebeu atendimento. “Ele ficou a noite toda no corredor do hospital, e eu sentada no chão. Às 8h do dia seguinte, fomos para o HRC. Ele ficou no corredor da emergência e, na sexta (20/03), fomos para a enfermaria, onde estamos até hoje”, relatou ela.

Conforme a mãe do jovem, ele toma remédios para a dor, enquanto aguarda na unidade da rede pública do DF. No entanto, a família não recebeu previsão de quando o paciente deve ser operado.

“Hoje, ele fez exame de sangue e estamos aguardando. O médico fala que tem que aguardar, porque tem muito caso mais urgente que o dele no hospital. Já não sei mais o que fazer”, lamentou a mulher.

O que diz a Secretaria

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou que o adolescente “segue realizando exames pré-operatórios na unidade”.

“O HRC dispõe de toda equipe de assistência necessária ao atendimento dos usuários internados na unidade, bem como aos que chegam ao pronto-socorro. Todos os cuidados médicos e de enfermagem estão sendo ofertados ao paciente”, disse a secretaria, em nota.

A pasta ainda explicou que “alguns exames demoram para ter seu resultado liberado. Somente após esses resultados e avaliação do especialista é que a cirurgia poderá ser marcada”. “É importante ressaltar que depende do estado de saúde do paciente e que em algumas situações é necessário aguardar um pouco mais”, pontuou.

Após a publicação desta reportagem, a secretaria acrescentou que o rapaz foi colocado em jejum durante a tarde e deve ser operado ainda nesta segunda-feira.

Compartilhar notícia