metropoles.com

Após ser indiciado, administrador de Águas Claras pede exoneração

Para evitar autuação da Agefis, ele teria emitido documento com informações falsas em favor de uma empresa, segundo a Polícia Civil

atualizado

Compartilhar notícia

Adm Águas Claras/Divulgação
aguas claras
1 de 1 aguas claras - Foto: Adm Águas Claras/Divulgação

Manoel Valdeci Machado Elias, administrador de Águas Claras, pediu exoneração na tarde desta quinta-feira (18/1), após ser indiciado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por falsidade ideológica. Ele teria emitido documento com informações falsas, em favor de um bar instalado na região administrativa. A fraude seria para evitar a autuação da Agência de Fiscalização (Agefis). O inquérito é da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap). O indiciamento foi divulgado pelo Metrópoles em primeira mão.

Em nota, a PCDF explicou que o administrador, em setembro de 2017, determinou a confecção de documento público em favor de uma empresa, “inserindo nele falsa declaração para que referido estabelecimento se eximisse de ser autuado em possível fiscalização”.

Também em nota, a administração negou qualquer irregularidade. Segundo o órgão, “a licença solicitada pelo estabelecimento comercial, para ocupação de área pública, foi protocolada no dia 29/8/2017, com todos os documentos necessários”.

Entretanto, apesar de a documentação necessária para a emissão da licença estar nos autos administrativos, a regional disse que estava impedida de emitir a licença devido ao processo então em andamento, de cadastramento dos servidores da administração no sistema Sislanca, gerador do boleto.

Esclareceu, ainda, que o órgão emitiu a declaração para se resguardar formalmente, com a explicação pelo impedimento da emissão da licença naquele momento. Na semana seguinte, houve o cadastramento de um servidor no referido sistema, e isso possibilitou a geração do boleto para, assim, a empresa realizar o pagamento da taxa, e a licença ser emitida.

Perfil
Ligado a associações comerciais, Elias assumiu a administração em novembro de 2015, após a saída da arquiteta Patrícia Veiga Fleury. A indicação de Manoel partiu da deputada Telma Rufino (Pros). O nome dele integrava uma lista que foi entregue ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Entre as sugestões, figuravam mais dois nomes. À época, a justificativa para a escolha de Elias foi a forte presença dele no setor produtivo.

Em abril do ano passado, ele passou a integrar o quadro da presidência da Federação das Associações Comerciais do Distrito Federal, incluindo a de Águas Claras. Em 2006, foi administrador da mesma região administrativa. De acordo com o Tribunal de Contas do DF, os balanços de sua gestão foram aprovados com ressalvas. Dos problemas apurados, o tribunal destacou “falhas dos controles internos relativos à ocupação de área pública e dispensa de diversas licitações para aquisição de material de consumo”.

Segundo o perfil de Elias, divulgado pela pela própria administração, ele tem participação em diversos conselhos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, inclusive no Copep/Pró-DF e FCO, e ainda com ofícios da maçonaria, onde está há mais de 30 anos.

O administrador também aparece no sistema da Receita Federal como proprietário de uma loja chamada “A & A – Tecidos e Decorações LTDA”, localizada na Área de Desenvolvimento Econômico de Águas Claras. O capital social da empresa é de R$ 10 mil. No site do órgão, é possível identificar Elias como o responsável pela Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Águas Claras.

Procurada, a Administração Regional de Águas Claras informou que Elias estaria em uma reunião no Palácio do Buriti e não poderia se manifestar. A reportagem enviou o pedido de esclarecimentos por volta das 13h40, mas, até a publicação desta matéria, o administrador não havia retornado o contato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?