metropoles.com

Usina paraibana recebe certificação internacional para exportar etanol para os EUA

Biocombustível oriundo da cana-de-açúcar está sendo usado para reduzir a poluição causada pelas emissões veiculares no estado norte-americano da Califórnia.

atualizado

Compartilhar notícia

A usina de etanol, bioenergia e álcool neutro absoluto Giasa, com atuação na cidade de Pedras de Fogo, região metropolitana de João Pessoa-PB, recebeu a prestigiada certificação internacional CARB, sigla em inglês para Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), a Giasa se tornou a primeira empresa brasileira a receber o certificado e agora ampliará ainda mais seus negócios, pois está apta para exportar etanol para o estado norte-americano da Califórnia, o principal mercado dos Estados Unidos.

O CARB é concedido a usinas que atendem aos elevados padrões de análise do conselho, que, por sua vez, atestam a baixa intensidade de carbono no etanol. A Califórnia tem uma legislação mais rigorosa e dá preferência ao etanol oriundo da cana-de-açúcar. Por lá, o etanol de cana está sendo usado para reduzir a poluição atmosférica causada pelas emissões veiculares.

Este órgão (CARB) também é responsável por ações para proteger a saúde pública dos efeitos nocivos da poluição do ar. O conselho realiza orientações das atividades de 35 distritos, que envolvem desde o controle da poluição do ar até liderar os esforços nos estados norte-americanos para mitigar a mudança climática global.

Após um longo processo de apresentação de evidências, os procedimentos operacionais utilizados pela Giasa serão referência para as demais usinas no Brasil, informou o Sindalcool-PB. O certificado CARB se soma agora às outras certificações e prêmios obtidos pela empresa.

O presidente do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, comemorou a vitória da usina. “A certificação da Giasa é a confirmação de que o uso do etanol de cana-de-açúcar, avaliado desde a sua produção no campo até o uso nos veículos motorizados, não resulta riscos potenciais à saúde decorrentes da exposição ao benzeno, 1,3-butadieno, formaldeído e acetaldeído. Os padrões do CARB apontam maior risco potencial à saúde correspondente às emissões de veículos quando operados com o combustível fóssil tradicional”, afirmou Edmundo.

Giasa

A usina Giasa faz parte do Grupo Olho D´Água, sediado em Pernambuco, que possui mais duas empresas sucroalcooleiras: a Usina Central Olho D’Água e a COMVAP – Açúcar e Álcool Ltda. A Giasa foi adquirida em 2019 pelo Grupo Olho D´Água. Na última safra, a usina moeu mais de 1.172.000 toneladas de cana. Atualmente, o Grupo Olho D’Água tem uma moagem consolidada de mais de 4.100.000 toneladas de cana-de-açúcar e emprega durante a safra cerca de 4 mil funcionários e na entressafra 7.700 pessoas.

Website: http://coompleta.com/home/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?