metropoles.com

Primavera inspira festival de chocolate em Fortaleza

Callebaut Chocolate Weekend mobiliza nove lojas para criar receitas inéditas especiais para delivery

atualizado

Compartilhar notícia

Este ano, a capital cearense dará as boas-vindas à estação das flores com muito chocolate. Um circuito de nove confeitarias está criando receitas que remetem à Primavera usando chocolates de Origem que retratam as características do terroir de alguns dos melhores produtores do mundo, como Brasil, países da América Central, África e Ásia. Além de provar os doces dos melhores confeiteiros da cidade que estarão disponíveis por delivery de 23 a 27 de setembro, o público poderá conferir uma maratona de Lives gratuitas com chefs especializados em chocolataria.

A Callebaut Chocolate Weekend Fortaleza é promovida por uma das marcas mais utilizadas por chefs no mundo todo, a belga Callebaut, com mais de 100 anos de tradição. A linha de chocolates Single Origin seleciona amêndoas de cacau de regiões com os melhores produtores do planeta. Cada um deles provoca uma sensação única no paladar que reflete o terroir. E assim como o vinho pode oferecer características ímpares a cada colheita.

Os chefs dos Biscoitos Briejer vão criar novidades para o delivery usando o chocolate de Origem Brazil, meio amargo, com 66,8% cacau, com amêndoas produzidas na Bahia e Pará. Já Lia Quinderé, da Sucré Patisserie, e a Cacao – Confeitaria saudável foram desafiados a utilizar o amargo Kumabo, com 80,4% cacau do Oeste africano. Para homenagear a longa tradição no cultivo de cacau de alta qualidade em São Thomé – local conhecido como a Ilha do Chocolate, na África – foram recrutadas a Bellucci Gelateria e San Paulo Gelato. Já a Nusse Café e Doceville vão abusar da técnica e criatividade para desenvolver receitas com o Ao Leite de Java (32 % cacau) – uma das mais de 17 mil ilhas da Indonésia. E, por fim, Pâine artesanal/ Croissanterie e Le Pain Le Café ficaram incumbidos de representar Arriba, localizada no Norte do Equador, com 39% cacau.

Os doces do festival ficarão disponíveis via delivery de 23 a 27 de setembro. E, no dia 22, início da Primavera, começa uma maratona de Lives cheias de conteúdo e receitas com os mesmos chocolates utilizados no evento. O chef gaúcho Cássio Cevallos abre a programação no dia 22, falando do chocolate Brazil, seguido por Felipe Cicconato, com chocolate São Thomé no dia 23, no dia 24 Bertrand Busquet, diretor da Chocolate Academy São Paulo traz as delícias do chocolate Arriba, dia 25 Lia Quinderé com o chocolate Kumabo, e Luciano Chaves encerra no dia 26 com muitas dicas sobre o chocolate São Thomé. As Lives serão transmitidas pelo Instagram @callebautbrasil sempre às 16h.

Sobre a Barry Callebaut
Há mais de 100 anos, a Callebaut produz chocolate belga e é um dos raros fabricantes que controla todo o processo de produção, desde a seleção, até a torrefação, moagem e preparo da massa de cacau. No Brasil desde o início dos anos 2000, a marca atende chefs e confeiteiros com chocolates, decorações, pastas e recheios para as mais diversas aplicações. Desde 2010, a empresa atua também por meio da marca nacional Sicao, produzida em Extrema (MG) com cacau originário da Bahia e Pará. Tanto a Callebaut quanto a Sicao fazem parte do grupo Barry Callebaut, sediado em Zurique, na Suíça, que mantém compromisso com a sustentabilidade do chocolate para que se torne realidade até 2025, ajudando a garantir a oferta de cacau assim como a qualidade de vida dos produtores. A companhia apoia a Fundação Cocoa Horizons e sua missão de transformar o futuro do cacau sustentável e do chocolate.

Website: https://www.callebaut.com/pt-BR

Compartilhar notícia