metropoles.com

Portadores de câncer têm direito à isenção do Imposto de Renda

O benefício assegurado por lei instituída em 1988 ainda é pouco divulgado no país. A Plataforma Isentei auxilia portadores da doença a solicitarem o direito. Homens e mulheres, aposentados, pensionistas, bem como beneficiários de previdência privada, têm direito à isenção

atualizado

Compartilhar notícia

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) de maio do ano passado estimam que no triênio de 2020-2022 ocorrerão 625 mil novos casos de câncer só no Brasil. O tema é delicado e a vida de quem sofre das diferentes formas deste mal é afetada em todos os aspectos.

O SUS oferece tratamento para a neoplasia maligna (o câncer). Segundo informa o Portal da Roche, o paciente tem direito a iniciar o tratamento 60 dias após a data de emissão do exame que comprovou a doença.

Artigo publicado por Caroline Rife Nobrega na Revista da Escola de Enfermagem da USP, em 2014, informou que o custo médio de uma sessão de quimioterapia ambulatorial destinada a mulheres com câncer de mama girava em torno de R$ 1.703,01.

Em meio a todas as dificuldades, preconceito e custos enfrentados por portadores de câncer, existem alguns direitos assegurados pelo Governo Federal a essas pessoas. Um deles é o direito ao saque do FGTS, garantido também a quem tem um dependente com câncer. Há também o auxílio-doença, para o qual é necessário agendar perícia médica junto ao INSS.

Outro benefício que merece um destaque maior é a isenção do Imposto de Renda. A Lei nº 7.713/1988 garante o benefício. Há alguns requisitos a serem preenchidos, como a apresentação dos exames que comprovam a enfermidade. Outro detalhe a se ressaltar é que os portadores de órteses ou próteses (dependendo do procedimento) também têm direito à isenção. A restituição do Imposto de Renda recolhido nos últimos cinco anos também pode ser obtida.

O procedimento não é tão simples. Mas aposentados, pensionistas e beneficiários de previdência privada que tenham alguma das doenças listadas na Lei nº 7.713/88 têm direito à isenção. Muitas vezes os pedidos são recusados, situação que gera angústia para quem enfrenta doença tão grave.

Quem tem câncer pode contar com a expertise de uma plataforma especializada, como a Isentei, que oferece apoio a brasileiros que buscam efetivar este direito. A empresa informa em seu site oficial que busca facilitar o processo entregando qualidade de vida a quem passa por este momento difícil da vida.

A Isentei alerta, ainda, que quem recebe pensão por morte também está sob o guarda-chuva da Lei. Outro ponto é que a isenção deve retroagir desde a data do diagnóstico.

A Isentei, ciente da situação de fragilidade de quem enfrenta o câncer, tem como objetivo apresentar agilidade, praticidade e custo-benefício, sem burocracia aos seus clientes, inovando em uma área tão complexa. Os interessados podem obter mais informações no site: www.isentei.com.br ou na página oficial da empresa no Facebook: https://www.facebook.com/isentei

Website: https://www.facebook.com/isentei

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?