metropoles.com

O mercado de música gospel bate recorde mundial durante a pandemia

Segundo dados do Google, buscas por termos ligados à música cristã cresceu mais de 200% no período de isolamento social.

atualizado

Compartilhar notícia

Se o consumo mundial de música gospel já estava nas alturas nos últimos anos, com a pandemia, a música cristã bate recordes nunca antes registrados. Segundo dados do Google, a busca por termos ligados à música cristã cresceu mais de 200% durante o período de isolamento social.

O gênero alçou voo também nas plataformas de streaming. Segundo dados fornecidos pela Deezer, a playlist Top 50 Gospel, principal do gênero na plataforma, cresceu 23% em reproduções e 11% em ouvintes desde fevereiro.

No Spotify, a música gospel já apresentava rápida ascensão antes mesmo da pandemia. Em 2019, o estilo cresceu 44% em número de ouvintes, percentual menor apenas que o da música sertaneja. A plataforma tem destaques com a Sucessos Gospel, uma das cinco playlists mais ouvidas do Spotify, e a Louvor & Adoração, playlist de worship mais popular do mundo.

“O crescimento foi totalmente orgânico”, diz Roberta Pate, diretora de Relacionamento entre Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina. “O gênero cresceu também no mercado internacional e é interessante observar que no Brasil se ouve gospel nacional e estrangeiro”, diz a executiva. O país é o segundo maior consumidor de música cristã do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Entre as vozes estrangeiras que se destacam no Brasil, está a da cantora norte-americana Lauren Daigle. Com dois álbuns lançados, ela estourou no país com a canção You Say, primeira música de trabalho do projeto Look Up Child. A faixa entrou na trilha sonora do filme cristão “Superação – O Milagre da Fé” e ganhou uma versão em português cantada por Gabriela Rocha. Por conta da pandemia, a turnê que a cantora faria no país em junho foi cancelada, mas a artista segue influenciando uma nova geração de músicos que trabalha para expandir a música gospel mundo afora.

“Enquanto os norte-americanos seguem uma linha mais tradicional, com corais e melodias facilmente identificáveis, no Brasil, a música cristã abraça diferentes sonoridades”, diz Gabriel Vieira. Músico de Botucatu, interior de São Paulo, ele fez carreira no sertanejo acompanhando grandes nomes da música nacional como Roberta Miranda e a dupla Maria Cecília & Rodolfo. Agora, Gabriel passa uma temporada nos Estados Unidos com o objetivo de mostrar o jeito brasileiro de louvar. “Nosso gospel vai do rock ao sertanejo”, diz. Gabriel fez audições em diferentes igrejas na Califórnia e aguarda a chance de integrar a banda da “Jesus Culture”, em San Diego. “A música gospel tem o poder de ultrapassar fronteiras e tocar o coração de diferentes nacionalidades”, afirma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?